Alimentação Vegana


Segundo a The Vegan Society, o Veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais, seja para a alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.

                             

A partir dessa primeira explicação fica mais fácil entender os princípios Veganos.As pessoas que optam por essa alimentação não aceitam nenhum alimento de origem animal, ovos, carnes,peixes, leite, queijos, iogurtes, mel e muito mais, alguns alimentos prontos escondem ingredientes vindos de origem animal e para os veganos é muito importante encontra-los.Muitas vezes alguns produtos industrializados possuem origem animal, mas nem sempre é fácil perceber, dentre eles podemos citar, soro de leite, caldo de carne e galinha, gema ou clara de ovos, leite em pó, caseína, gelatina, glicerina, lactose, lecitina, neste caso precisa ser comprovado que se trata da lecitina de soja, vitamina D3, vitamina A entre outros, neste caso é  necessario ler os rótulos antes de comprar.

                               

A dieta Vegana é baseada em vegetais, verduras, leite de soja, de amêndoa ou de arroz, frutas, cereais, grãos, castanhas, queijo de soja (tofu) e é possível fazer pratos deliciosos, basta ter criatividade e boa vontade.

Encontrar bons restaurantes e lugares para comprar alimentos veganos hoje em dia também não são mais um problema, nas grandes cidades as lojas de produtos naturais com opções veganas tem se multiplicado. Muitos food truks estão fazendo pratos veganos, o que tem atraído um público enorme em feiras, praças e espaços culturais.

                       

Ser vegano é muito mais do que ter uma alimentação sem de origem animal, é ser radicalmente contra qualquer ato de crueldade com os animais, é uma questão profunda de consciência, um estilo de vida.

No caso do vestuário é proibido usar seda, lã, marfim, ossos em geral e pele,em medicamentos e cosméticos é preciso ter a certeza de que não houve uso de animais para produzi-los através da utilização de matéria prima ou testes , produtos para a casa em geral e  de higiene também. Adotar um animal doméstico é permitido, desde que ele não tenha sido comprado, para os veganos amigos não se compram.

                      

Aparentemente ser vegano parece uma atitude radical demais, mas na verdade é apenas uma opção de vida e hoje em dia com a internet ficou mais fácil entender e estudar o tema. Aprendermos a respeitar a opção dos outros e aceitar que podemos pensar e ser diferentes é um bom começo .

O Veganismo é uma filosofia de vida!

Se a sua intenção é se tornar vegano, lembre- se de que essa adaptação deve ser feita gradativamente, seu corpo precisa entender que a alimentação mudou, comece fazendo a retirada das carnes em dias alternados e depois os outros alimentos. Se puder o ideal é procurar uma nutricionista especializada nesse tipo de dieta, pois com a ajuda de um profissional ficará mais fácil fazer as trocas dos alimentos e dessa forma garantir equilíbrio e saúde.

                                


*Indico o instagram da minha prima Victoria que se tornou vegana há algum tempo e junto com sua amiga Carolina e com muita criatividade tem se adaptado a alimentação e criado pratos fáceis e coloridos, além de dar dicas muito interessantes.

                                                  #VEGFLOWERS



O importante é ser feiliz!

Um beijo

Andréa.




Comentários

Postagens mais visitadas