segunda-feira, 12 de março de 2018

Treinamento Funcional e suas vantagens - por Fabio Alves


Na foto acima os casal de alunos Marcio e Gina depois de uma aula funcional ao lado de Fabio Alves.



O mercado fitness cresce e evolui cada vez mais, surgindo novas tendências, novos conceitos, novas técnicas voltadas ao treinamento, a performance, ao bem estar, a saúde, a qualidade de vida, essas incentivadas a prática regular de atividades físicas e exercícios.
Já não é de hoje que esse termo “Treinamento Funcional” vem em ascensão, tornando se cada vez mais popular não só por atletas, por praticamente de atividades físicas quanto para os que pretendem praticar algum tipo de atividade física, sejam exercícios ou esportes.
Simplificando, o treinamento funcional é um tipo de treinamento que somam diferentes habilidades em uma única ação e ou em um único exercício, como o próprio nome sugere , exercícios que preparam , treinam e condicionam o corpo para as funções que ele foi programado naturalmente a realizar como o andar, correr, levantar, sentar, girar, agachar, subir, descer... entre outros realizados em nossas atividades da vida diária , além de sofrer adaptações para cada necessidade , ou seja para cada pessoa um plano funcional de acordo com sua necessidade priorizando sua evolução e respeitando as limitações de cada um , podendo ser também focado a atletas e praticante de diferentes modalidades .. entre outros: futebol, surfe, vôlei, windsurf, corredores, nadadores, tenistas... direcionando esses exercícios as funções e necessidades de que cada pessoa precisa melhorar em seu esporte praticado.
Portanto, no treinamento funcional conseguimos em um único exercício trabalharmos força, flexibilidade, resistência, potência entre outros, claro que cada um no seu nível e com uma predominância maior em uma habilidade do que em outra, ou seja, em determinado exercício mais força do que resistência, em outro mais flexibilidade de potência por exemplo ... isso vai sendo direcionado a cada indivíduo, sempre orientado por um profissional de educação física, sendo esse profissional capacitado para orienta - lo.
Sendo assim o Treinamento Funcional trás os seguintes benefícios entre outros:

·         melhora no equilíbrio
·         Melhora na coordenação motora
·         Melhora na agilidade
·         Melhora na flexibilidade
·         Melhora na força e resistência muscular
·         Alívio das dores muscular
·         Uma melhor consciência corporal
·         Melhora no sistema cardiorrespiratório

De acordo com o Personal Fabio,  o treinamento funcional tem de ser incentivado a sua prática para o maior número de pessoas possíveis devido aos grandes benéficos adquiridos com a sua prática.
Ressalva Fabio Alves, que antes de toda prática de exercícios quanto atividade física à necessidade da liberação médica para a prática além da orientação profissional já citada.
 

Fabio S. Alves que é formado em educação física, especializado em musculação ,  pós graduado em atividade física e qualidade de vida e Comendador na área Atividade Física e Fitness pela Câmara Brasileira de Cultura.

                          Helô H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...