quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Fika, uma pausa para o café.


Olá! Aproveitando que estou visitando minha filha em Lund na Suecia, resolvi falar um pouco de alguns costumes dos suecos. Usar bicicleta como meio de transporte, ficar no sol sempre que possível (mesmo nos dias frios de outono), tirar os sapatos antes de entrar em casa e na casa de quem te convida – minha filha pega no meu pé o tempo todo, tomar café muito café o dia todo, e a hora do fika, que de tanto minha filha falar que é apaixonada por esses momentos eu também já amo. E o que é fika mesmo?


Simplificando as coisas, fika é uma pausa para o café, mas não é um café qualquer, a hora do fika é um momento de descontração no trabalho, estudos, ou uma forma de interagir com seus colegas e amigos, e ele vem acompanhado de guloseimas como o famoso rolinho de canela – kanelbulle - e outros bolos, tortas e doces.

Os suecos levam isso muito a sério, pois a hora do fika está ligada a um momento de descontração e conversas informais, nessa hora as pessoas se juntam para se conhecer melhor, falar um pouco dos hobbies, família e o que gostam de fazer.


Em poucas palavras, Fika seria uma pausa no dia para tomar um café e comer alguma guloseima. A palavra Fika teve origem no século 19 e era considerada uma gíria que derivou da palavra kaffe (café). Até hoje os suecos preferem não traduzir esta palavra, eles alegam que, mantendo em sueco, o real significado deste momento corre menos risco de se perder. Seja com amigos, colegas de trabalho, de estudo, familiares, o importante é a socialização.

Na universidade os departamentos preparam um fika de boas vindas para os novatos, e foi neste dia que minha filha se apaixonou por esse costume. Este ano ela participou da preparação do fika para os recém-chegados, e adorou fazer. O mais interessante é que em vários cursos os professores também oferecem fika para os alunos em época de seminários, ou quando recebem palestrantes de fora. Tudo é motivo para fazer um fika.

Onde encontrar coisas para um cardápio clássico de fika?

Existem muitos cafés e confeitarias na Suécia que são populares para fika e ficam lotados no meio da manhã e de tarde (Mormors Bageri e Espresso House, por exemplo). Mas como os suecos são apaixonados por fika, você pode achar todos os principais itens para fazer o seu em qualquer supermercado. Alguns exemplos para um cardápio típico de fika são:


- Rolinhos de canela (Kanelbullar)
- Bolinhas de chocolate (Chokladbullar)
- Coração de vanila (Vaniljhjärtan)
- Pãezinhos, geralmente doces, que combinam bem com café (Fikabröd)
- Biscoitos, cookies e bolos de todos os tipos
- Muito café e chás variados, e também alguma opção de suco.

Vill du fika? (quer tomar um café?)

Beijos Helô H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...