terça-feira, 10 de novembro de 2015

Açúcar: refinado, mascavo, cristal, orgânico, light, frutose e demerara. Qual a diferença?


Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com vários tipos diferentes de açúcar. Refinado, cristal, light, orgânico, mascavo, demerara, qual é a diferença entre eles?
As principais diferenças são no gosto, na cor e na composição nutricional de cada um. Todos possuem basicamente a mesma quantidade de energia, o que muda é a quantidade de vitaminas e sais minerais. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. Os mais claros, recebem aditivos químicos que "roubam" do produto a maioria dos nutrientes. Veja a tabela a seguir.

Quantidade em cada 100g de açúcar. 



Refinado: açúcar branco, recebe aditivos químicos no processo de refinamento, perdendo vitaminas e minerais, permanecendo sem nutrientes.
Cristal: apresentam cristais grandes e claros. Perde cerca de 90% dos sais minerais quando passa pelo processo de refinamento.
Light: combina açúcar refinado com adoçantes como aspartame e ciclamato, que aumentam o poder de adoçar. Consumir açúcar light significa ingerir menos calorias, pois 2g de açúcar light equivalem a 6g de açúcar comum.
Mascavo: açúcar bruto e escuro, não passa pelo refinamento, possui sabor de rapadura e melaço. 
Orgânico: diferente dos demais. Do plantio à industrialização, não recebe nenhum ingrediente artificial.
Demerara: açúcar granulado de cor amarelada. Passa por um leve refinamento e não recebe aditivos químicos. Seu valor nutricional é semelhante ao mascavo.
Frutose: é o açúcar extraído das frutas e adoça cerca de 30 vezes mais do que o açúcar comum.

Além do açúcar da cana, existe o açúcar das frutas e do milho (a frutose) e o do leite (a lactose). A beterraba também é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente, e é popular na Europa.

Silvia P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...