Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com vários tipos diferentes de açúcar. Refinado, cristal, light, orgânico, mascavo, demerara, qual é a diferença entre eles?
As principais diferenças são no gosto, na cor e na composição nutricional de cada um. Todos possuem basicamente a mesma quantidade de energia, o que muda é a quantidade de vitaminas e sais minerais. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. Os mais claros, recebem aditivos químicos que "roubam" do produto a maioria dos nutrientes. Veja a tabela a seguir.
Quantidade em cada 100g de açúcar.
Refinado: açúcar branco, recebe aditivos químicos no processo de refinamento, perdendo vitaminas e minerais, permanecendo sem nutrientes.
Cristal: apresentam cristais grandes e claros. Perde cerca de 90% dos sais minerais quando passa pelo processo de refinamento.
Light: combina açúcar refinado com adoçantes como aspartame e ciclamato, que aumentam o poder de adoçar. Consumir açúcar light significa ingerir menos calorias, pois 2g de açúcar light equivalem a 6g de açúcar comum.
Mascavo: açúcar bruto e escuro, não passa pelo refinamento, possui sabor de rapadura e melaço.
Orgânico: diferente dos demais. Do plantio à industrialização, não recebe nenhum ingrediente artificial.
Demerara: açúcar granulado de cor amarelada. Passa por um leve refinamento e não recebe aditivos químicos. Seu valor nutricional é semelhante ao mascavo.
Frutose: é o açúcar extraído das frutas e adoça cerca de 30 vezes mais do que o açúcar comum.
Silvia P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.