terça-feira, 3 de novembro de 2015

Tapioca.


A famosa tapioca já é queridinha da maioria das pessoas principalmente para aqueles que gostam de treinar e manter o corpo em forma.
De origem indígena a tapioca e feita com fécula de mandioca, é um prato típico do Norte e Nordeste do Brasil.
Como forma de variar o cardápio, a tapioca surge como um alimento rico em carboidratos e ideal para quem pratica atividades físicas, por fornecer energia rápida.
Ela é livre de glúten, e por esse motivo vem ganhando cada vez mais as mídias e o crescimento do interesse por esse alimento.  Muito conhecida cenário saudável e fintness ela pode ser consumida por qualquer pessoa.
Minha nutricionista acrescentou a tapioca no meu cardápio como forma de substituir o pão (tão difícil de ser abandonado), aqui em casa ela foi logo aprovada por todos. A tapioca também já faz parte do cardápio de café da manhã de diversos hotéis, facilitando a vida de quem esta de dieta e prefere evitar pães mesmo nas férias.

A tapioca pode ser consumida no café da manhã ou no lanche, o recheio, e a quantidade vão depender da sua necessidade calórica e nutricional.
Eu costumo combinar com frutas (maça, banana, morango...), mel, geleias sem açúcar com requeijão (no meu caso sem lactose) e semente de chia.
Também ficam ótimas na versão salgada, com queijo cottage, ricota ou mussarela, desta forma pode ser consumida como almoço ou jantar.
É muito simples de preparar. O ideal é fazer a tapioca em casa. Assim, você controla a espessura da massa e seleciona melhor os ingredientes do recheio.

Modo de fazer
Passe duas colheres de sopa de goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha.
Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha mais um a dois minutos. Adicione o recheio de sua preferência espere por mais um minuto, e dobre a tapioca.
Sugestões de recheio doce e salgados.
 · Queijo cottage, tomate picado, azeite e sal;
 
· Peito de peru, queijo branco e orégano;

· Mussarela light , geleia sem açucar;

. Maça picada com canela em pó;

· Banana aquecida no micro-ondas, canela em pó;

· Morango picado, 30 g de chocolate 70% cacau derretido;

. Geleia sem açúcar com semente de chia e requeijão;

Bom apetite!
                                                          Helô H

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...