Glúten

O glúten é uma proteína vegetal encontrada no trigo, no centeio, na aveia, na cevada, no malte e em todos os produtos que tem qualquer um desses ingredientes no seu preparo, como os bolos, pães, biscoitos, pizza e bebidas fermentadas como a cerveja. 
O glúten faz mal para quem tem intolerância, como os doentes celíacos, que não conseguem digerir bem esta proteína. Seu sistema imunológico reconhece a proteína como inimigo e reage contra ela, por isso, quando consomem alimentos com glúten, além de prejudicar a absorção de nutrientes, ficam com sintomas como enjoo, diarreia, dor e inchaço abdominal, por exemplo.
Existem também, pessoas que não sofrem da doença celíaca, mas também têm intolerância ao glúten. Elas não têm o intestino danificado e não sofrem de nenhuma doença, mas passam mal com o seu consumo. Isso pode aparecer em qualquer um e em qualquer fase da vida, mas ainda não está claro o motivo pelo qual isso acontece. 
Várias pessoas, não portadoras da doença celíaca, estão excluído o glúten da alimentação e atribuem o emagrecimento a esse tipo de dieta. 
Do ponto de vista nutricional, não existe nenhum problema em retirar o glúten da dieta. É possível, que esse hábito melhore a qualidade da alimentação, uma vez que podemos substituí-lo por opções saudáveis como frutas e legumes. Uma pessoa que consome muitos alimentos com glúten, talvez deixe de comer outros com melhor oferta de nutrientes. Mas se variar a dieta, mesmo consumindo glúten, todas as necessidades do organismo serão cobertas.
Mas é importante saber que o glúten sozinho não é responsável pelo ganho de peso, o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e com alto índice glicêmico, sim. As pessoas que emagrecem tirando-o da alimentação, não estão emagrecendo pela exclusão, mas, pelo consumo menor de calorias.
A idéia é uma reeducação alimentar. Você pode comer um pãozinho mas o excesso pode alterar todo o seu metabolismo, baixar a imunidade e levar doenças.


Silvia P.


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