sábado, 21 de março de 2015

Viagem - Barcelona , uma cidade encantadora.

Viajar sem dúvida é sempre um momento de alegria, isso porque todos se programam para fazer isso, porque dependendo da viagem vários fatores tem que ser levados em consideração, a língua, a moeda, os costumes etc...
A Espanha é um lugar maravilhoso para se conhecer, além de belíssimas paisagens, a culinária e a cultura são  muito apreciadas por nós brasileiros.
E quando falamos em Espanha pensamos nas duas cidades mais visitadas, Madri e Barcelona. 
Neste post vou falar sobre a encantadora Barcelona!
Viva La España!
 
 
 
 
Para se chegar em Barcelona tem voos diretos com duração de mais ou menos 10 horas, existem muitos hotéis na cidade e com certeza  consultando uma boa agência de turismo ela irá encontrar um hotel que lhe agrade e esteja dentro do que você pode gastar, afinal hotel é somente para tomar banho e dormir, digo isso porque Barcelona tem muitas coisas para fazer e não podemos perder dinheiro em Euro!
Quando falamos em Barcelona o que nos vem a mente é Antônio Gaudi, um arquiteto espanhol visionário e excêntrico, com seu estilo próprio e ousado fez construções magnificas na cidade e até hoje é admirado e respeitado por suas obras.
A mais famosa contudo é a Igreja da Sagrada Família (Carrer de Mallorca 401), que começou  ser construída em 1883 e ainda está em obras. Infelizmente Gaudi não conseguiu ver sua maior obra concluída, pois faleceu antes, atropelado por um trolley-car (uma espécie de bondinho) aos 75 anos.
O que posso dizer dessa obra é o quanto ela nos deixa absolutamente encantados, não só pela beleza da arquitetura, mas também pela sensação de paz. A Igreja é cheia de detalhes e cores, tanto por fora quanto por dentro.
 
 
 
 
Por fora ela ainda está em construção, tem muitos guindastes trabalhando, pois Gaudi deixou todas as instruções do que gostaria que fosse feito apesar de seu falecimento.Por dentro ela parece terminada, mas na verdade ainda tem muitos detalhes para serem feitos, para entrar  é necessário um ingresso, é mais fácil comprar pela internet , pois a fila é imensa se decidir comprar na hora. 
 
 
 
A iluminação dentro da igreja é algo fascinante, isso porque a luz solar é refletida nos lindos vitrais coloridos, o que nos remete a sensação de estarmos dentro de um arco-íris.
 
 
 
 
 
O altar e o teto da igreja também são cheios de detalhes e a acústica é perfeita. Estima-se que ela ficará pronta em 2025, mas esse número muda todos os anos, pois a construção é feita a partir de doações de empresas privadas e dos ingressos comprados pelos visitantes. Com certeza até o final dessa obra teremos muitas surpresas.

 
 
Gaudi também é responsável por um parque na cidade, ele se chama Parque Güell (Carrer d'Olot, s/n, ), o nome se deve a um rico empresário catalão amigo de Gaudi, ele sempre encomendava obras para o arquiteto, fez pavilhões, palácio, adegas etc... 
Infelizmente essa construção seria um condomínio para casas de alto padrão, mas acabou não dando certo, foram construídas apenas duas casas, uma para Güell e outra para Gaudi, após a morte de Güell sua família decidiu vender a área para o município de Barcelona e abrir para o público.Em 1969 o Parque Güell foi nomeado monumento Histórico Artístico e em 1984 tornou-se Patrimônio da Humanidade.
 
 
 
 
O parque é cheio de detalhes interessantes, a criatividade de Gaudi é algo impressionante, isso porque ele consegue misturar texturas, cores e formas. Faz uso de azulejos quebrados, peças de cerâmica, xícaras, pires, pratos e os mosaicos criados por ele são muito bem executados.

 
 
 
Os arcos imitam as ondas do mar, é impressionante pensar que são pedras colocadas uma por cima da outra e mesmo assim conseguem dar a sensação de leveza.
Uma dica neste passeio é chegar bem cedo, pois dessa forma pega-se o parque abrindo e não terá muitos turistas. Outra curiosidade, conforme você passear pelo parque irá reparar que tem bolas grandes no chão, na verdade é um terço que faz a volta de toda a área, mas tem lugares que os turistas não tem acesso, pois tem moradores em uma das casas. O terço foi colocado para que as pessoas  pudessem rezar enquanto caminhavam, legal né?
 

 
 
 
 
Como em quase todas as cidades grandes do mundo Barcelona também tem seu mercado, um lugar onde podemos encontrar produtos frescos e comidas típicas.
 
O Mercado de Sant Josep de la Boqueria conhecido como La Boqueria (La Rambla 91) é o primeiro dos mercados municipais de Barcelona e o mais famoso ,foi inaugurado em 1840. Antigamente, ficava o Convento de São José, sendo que no século XIII era o local de vendedores de carne. Hoje é um mercado onde se vende frutas, carnes, artesanato, vinhos, frutos do mar, sucos, balas etc...
 
 
É impossível entrar nesse mercado e sair de mãos vazias, as frutas podem ser consumidas na hora já picadinhas e os sucos são diferentes pois eles fazem uma mistura de frutas batidas. Todos os visitantes saem do mercado carregando sacolinhas!
 
 
 
 
 
Aproveitando que você está no mercado, agora já pode passear na rua mais famosa da cidade Las Ramblas, lá você vai encontrar, restaurantes, lanchonetes, lojas, bancas com artigos para turistas, sorveterias maravilhosas e no final da rua quase de encontro com o mar, tem aos sábados e domingos uma feirinha livre com artesanato. É comum andar pela Ramblas e se deparar com muitas estátuas vivas e shows de artistas e se você der uma gorjeta vai poder tirar uma foto com eles de recordação. 
 
 
 
Nesta rua também tem muitas casas com shows de dança Flamenca, é uma dança típica espanhola, a casa mais famosa se chama Tablao Flamenco Cordobes (Les Rambles 35), esse espetáculo inclui, dança, canto, palmas e violões.
 


 
 
Gaudi ainda aparece nesta construção chamada Casa Batllò (Passeig de Gràcia 43), foi uma reforma encomendada a Gaudi pelo proprietário Don José Batló Casanovas, essa casa é chamada pelos moradores da cidade de A casa dos ossos, pois os balcões da faixada lembram crânios esculpidos. O fato é que essa casa que mais parece um prédio, é cheia de detalhes coloridos, vidros, cerâmicas, e seu interior também é cheio de surpresas.
 
   
 
 Passeando por Barcelona será fácil  reparar que a língua é diferente , lá não se fala o espanhol, mas sim o Catalão que é diferente do castelhano. Isso acontece por causa de uma rivalidade histórica e política  entre Barcelona e Madri. Barcelona hoje é o maior polo industrial da Espanha.
 Os principais times de futebol são o Espanyol e o Barcelona e a torcida do F.C.de Barcelona é a maior da Europa.
A arquitetura da cidade é muito rica e cheia de contrastes, existem prédios antigos muito preservados e a arquitetura moderna menos rebuscada. Ambas se encaixam bem , isso porque a cidade de Barcelona incentiva a criatividade e valoriza seus artistas, basta olhar para as obras de Gaudi, é difícil pensar que um homem do inicio do sec.XIX conseguiu fazer coisas tão inusitadas.

 

A culinária espanhola é muito diversificada, podemos comer carnes, frango, legumes variados e  peixe. Ela utiliza muito azeite no preparo dos alimentos  e os pratos são levemente picantes. O que mais se come na Espanha são as famosas "tapas"que são pequenas porções variadas de presuntos, frutos do mar, queijos e as famosas tortillas espanholas feitas com ovos e batatas cozidas., lembra um omelete, só que mais gostoso.
A Paella é o prato típico espanhol feito com arroz e frutos do mar e é facilmente encontrado nos restaurantes, mas na verdade se você quiser comer uma paella caprichada é melhor fazer em casa, dessa forma podemos abusar dos frutos do mar!


 
 
            Para a sobremesa nada melhor do Churros com chocolate quente derretido, é delicioso!


 
 
 
 
Ara planificar el seu viatge i gaudir d'aquesta bonica ciutat! (Catalão)
 
Agora programe a sua viagem e aproveite essa linda cidade!
 
 
 

Buen viaje!
 
Andréa

 
 
 
 
 
 
 


 
 

  

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...