quinta-feira, 5 de março de 2015

AS ARTES MARCIAIS E O UNIVERSO FEMININO - POR RODRIGO NADER


As artes marciais fazem parte de nosso dia a dia a algum tempo, mas nos últimos anos elas têm crescido muito com a popularização do MMA (mixed martial arts ou artes marciais mistas) e a valorização do Muay Thai e do boxe, que atraem não só homens mas muitas mulheres que procuram uma forma de melhorar seu condicionamento físico e além disso trabalhar o corpo todo . 
E o que essas modalidades de luta tem de especial? Por que asmulheres em sua maioria preferem essas lutas?
Como dito antes, essas modalidades trabalham o corpo todo, acelerando o processo de queima de gordura corporal além de liberar um famoso hormônio do prazer e bem estar, a endorfina, que é liberada com a atividade física e ajuda ainda mais na ação da queima de gordura.
Por movimentar todo o corpo e não ser necessário a utilização de pesos, atrai ainda mais o público feminino que procura em sua maioria emagrecer , "secar" e modelar o corpo, e a sequência de movimentos como socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, intensificam ainda mais esse trabalho. Para obter uma melhora e qualidade dos movimentos, é preciso praticar é repetir várias vezes suas seqüências. 
Hoje vemos nas academias turmas de boxe , kickboxing e muay thai compostas somente de mulheres , o que mostra o crescimento do público feminino por essas modalidades.
E qual dessas modalidades é a mais eficiente? Qual queima mais calorias? 
É difícil dizer pontualmente qual é a melhor ou mais eficiente modalidade, mas quanto mais intensa e mais membros (pernas e braços) trabalhados, mais gastamos calorias e assim aumentamos e aceleramos a melhora da forma e a definição muscular. 
E claro, é importante que haja empatia  da aluna com a modalidade para que assim fique ainda mais fácil e prazeroso o treinamento, sempre lembrando que é necessário equipamentos de segurança como luvas, caneleiras, bandagem para as mãos e protetores de boca além de, sempre que possível, protetores de cabeça para evitar o contato em caso de sparrings (para alunas e alunos mais avançados).
Acima de tudo é fundamental sempre procurar um professor realmente formado na modalidade e que seja formado em educação física, para garantir um treino qualificado evitando lesões e corrigindo a postura da aluna. 

Rodrigo Nader 
Cref 5152-G/SP
Graduado em Ed. Física pela UNIb
Pós graduado em treinamento esportivo 
Faixa preta de Karatê e Savate 
Graduado em Judo, Jiu Jitsu e Muay Thai 
Personal Trainer e treinador de atletas de MMA (UFC, Bellator, Eventos nacionais) 


Fotos: Rodrigo Nader

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...