Com ou sem lactose?






Várias pessoas estão tirando a lactose da dieta e dizendo que estão emagrecendo. 
Será mesmo que se a tirarmos da nossa dieta o processo de emagrecimento acelera?

A lactose é o açúcar que está, naturalmente, presente no leite e seus derivados.
Quando nascemos, temos uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar a lactose do leite e transformá-la em glicose e galactose e assim o digerirmos melhor.  Conforme vamos crescendo, a lactase diminui bastante, muitos adultos quase não tem, tornando a digestão do leite mais difícil. Sua falta pode causar diarréia, prisão de ventre, náusea, dor ou distensão abdominal e constipação intestinal.
Várias pessoas consomem leite e derivados e conseguem digerir bem, mesmo com pouca lactase e podem continuar a consumir o leite normalmente. Outras podem ser intolerantes a lactose e não saber, tiram a lactose e dizem que emagreceram, mas isso pode ser um mito. 
O que acontece é que quando tiramos a lactose, a sensação de inchaço, prisão de ventre e o outros problemas, desaparecem. Aí tudo se resolve, o intestino se regulariza, desinchamos e o corpo passa a funcionar melhor. A dieta também funciona pois estamos mais saudáveis aí emagrecemos.
O leite e seus derivados são fontes de cálcio e triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Consumir um copo de leite antes de dormir, ajuda no sono, é ótimo!
Podemos sim substituir o leite de vaca pelos leites vegetais, como: o leite de arroz, amêndoas, aveia e castanhas. Mas não faça sem um acompanhamento de um nutricionista, apenas deixe de consumir a lactose caso seja diagnosticado intolerante à lactose. Você vai precisar de acompanhamento para adaptar a alimentação e não ter deficiência de cálcio. Pessoas que fazem dietas com restrição de lactose precisam adequar a alimentação pra obter o cálcio de outras fontes, que além de estar presente nos alimentos lácteos, também estão presentes em alimentos como o brócolis, espinafre, gergelim, amaranto e também no suco de laranja.

Se você se sente bem ao tomar leite, continue sem problemas, opte pelas versões desnatadas. Só deve mesmo tirar a lactose quem tem a intolerância comprovada por exame.


Silvia P.

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