segunda-feira, 6 de julho de 2015

Férias X Dieta.

Passamos boa parte do ano pensando em manter a boa forma e saúde do corpo. Quando as férias estão chegando essa preocupação aumenta, principalmente com a silhueta do nosso corpo, afinal todas queremos poder usar aquele biquíni novo sem tentar se esconder atrás da canga, não é mesmo? Mas também não podemos deixar de aproveitar a grande aventura gastronômica que uma viagem pode proporcionar. São tantos sabores diferentes e restaurantes indicados por amigos, que fica praticamente impossível resistir, não é? E na verdade não é pra resistir. Isso pode ser muito bom, mas por outro lado pode trazer peso na consciência , e na balança, quando voltamos para casa. Para evitar esse sentimento, só é preciso um pouco de moderação.




Viagens costumam significar comida em abundância, quebra na rotina de horário e de alimentação saudável, e diminuição nas atividades físicas (para maioria das pessoas). E esse é um bom motivo para prestar atenção no que colocamos no prato, mesmo durante aquela sonhada viagem, para não ter  arrependimentos mais tarde.

Mesmo com as inúmeras tentações que seu destino possa oferecer, é possível curtir as férias e manter uma dieta equilibrada sem colocar suas medidas em risco.
Uma boa pesquisa sobre o local ajuda muito,  com o auxílio da internet você pode descobrir boas opções para as refeições principais, poupando tempo durante a viagem. Muitas vezes por falta de conhecimento acabamos entrando em qualquer lugar para comer na hora da fome, e as escolhas práticas geralmente não são exatamente boas, nos levando a comer frituras ou lanches nada saudáveis.

O café da manhã é com certeza a refeição mais importante do dia nas férias também. Aproveite o que o seu hotel tem a oferecer (geralmente café da manhã em hotel é ótimo) e alimente-se bem, assim você terá a energia necessária para enfrentar um longo dia de turismo, ou se vai passar o dia na piscina, você evita comidas fora de hora. Faça escolhas saudáveis que vão te deixar saciado por mais tempo como: pão integral, ovos, frutas, sucos, queijos brancos, leite e iogurte desnatado, tapioca (sim ela esta presente na maioria dos hotéis), e não se esqueça da xícara de café.


                 


Programe pequenos lanches para os intervalos entre as principais refeições, não precisa ser muita coisa, algo para levar dentro da bolsa. Você não vai passar o dia todo no quarto de hotel não é? Biscoito integral, barra de cereais, um porção pequena de nozes ou castanhas. Que tal levar de casa na bagagem, para não precisar perder tempo comprando quando chegar ao seu destino.




Hidrate-se. Não se esqueça da regra dos dois litros de água por dia, e reforce a hidratação com água de coco, chás gelados e sucos naturais. Além da hidratação ser fundamental, ela é importante e trás muitos benefícios, como: o bom funcionamento do intestino, e consequentemente para a digestão, melhora o desempenho físico, limpa o organismo, ajuda a emagrecer e mantém a pele jovem.




Mexa-se, não se esqueça de levar na bagagem um bom par de tênis e roupas adequadas, se você não quer usar a academia do hotel pode optar por uma boa caminhada, um passeio de bicicleta, jogar bola com as crianças. O importante é não deixar de se movimentar, e exercitar o corpo e a mente. Vale até brincar na piscina com as crianças. O importante é manter o corpo em movimento!




Programe suas refeições principais. É claro que é tentador ficar admirando a paisagem e beliscar o que vier pela frente para nem se dar ao trabalho de sair do lugar. Mas pular as refeições principais vai fazer com que você coma porções e lanches o dia todo, e não vai te dar a mesma saciedade que uma refeição completa.




E para finalizar minha dica é: aprecie com moderação. Isso mesmo! De nada vai adiantar você tirar férias para descansar se você não aproveitar sua viagem e também as delícias gastronômicas que seu destino tem a oferecer.

Experimente um prato diferente por dia, muitas restrições podem tornar sua viagem em um pesadelo. Por isso o ideal é se permitir alguns abusos. Uma coisa que aprendi com uma nutricionista que gosto muito é “Abuso programado”. Parece piada, mas tente abusar em apenas uma refeição por dia, não ultrapassando demais o consumo de  calorias que precisa diariamente. Com moderação e força de vontade fica mais fácil manter a dieta durante as férias, e fazer isso com prazer enquanto deixa as preocupações do dia a dia de lado. Aproveite sua viagem sem exageros e sem elevar os ponteiros da balança!

Boas férias e aproveite a viagem! HH






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...