terça-feira, 14 de julho de 2015

Curtindo as férias com atividades físicas. Por Juliana Carvalho.


Férias, momento de descanso e descontração. Para muitos, significa alívio do estresse do dia a dia ou de estar reunido em família.  E mesmo nesse período tão esperado e agradável, como fica nosso corpo, nosso condicionamento e saúde?  Devemos estar atentos à nossa saúdeacuidado com o corpo, pois nas férias onde quer que estejamos, seja: praia , campo ou neve, existe sempre a chance de ganharmos uns quilinhos a mais com a culinária dos hotéis e resorts que apostam em excelenteroteiros gastronômicos.

                       


Por isso é interessante pensar numa atividade física para se praticar nas férias. Independente do tipo de viagem, há muitas opções. Para quem vai para lugares quentes de praia e piscina, há atividades aquáticas como natação, hidroginástica (alguns hotéis e resorts oferecem esse serviço aos hóspedes). Na praia, o SUP Stand Up Paddle) é o esporte que tem tido vários adeptos, é uma variação do surf porém em pé sobre uma prancha específica e com o uso de um remo, no SUP a queima calórica é alta pois desenvolve o equilíbrio do corpo e o fortalecimento de pernas e abdômen. 


Para quem não tem afinidade com esportes aquáticos, pode fazer uma caminhada ou corrida na orla na praia, que é uma atividade bastante agradável.Se estiver viajando entre amigos e família, opte por esportes coletivos como frescobol, futvolei ou vôlei de praia, que é uma forma de animar seu grupo e queimar calorias. A canoagem também é um esporte aquático realizado em rios que consiste em descer rios agitados remando dentro de um caiaque através de um percurso, nessa atividade há um trabalho de fortalecimento dos braços, abdômen e musculatura das costas.

                                
Em julho na América do Sul, é a temporada de neve em países como Argentina e Chile, onde os esportes de neve são praticados, tais como esqui ou snowboard.  Nesses locais costumam ter aulas desses esportes para quem nunca teve a vivência com a neve.


E para aquelas pessoas que estão em locais onde não há muito espaço físico para manter o condicionamento físico, nada como uma pequena série de exercícios funcionais contendo: abdominais, agachamentos, flexões de braços e pular corda, para promover a queima calórica e fortalecer os principais músculos. Se você estiver hospedado em hotel, resort ou navio, na maioria deles tem Fitness Center onde tem equipamentos de musculação, esteira e bike para você manter seu treino enquanto aproveita a viagem.

Dou duas dicas importantes para a atividade física nas férias; primeiro que você escolha uma atividade que mais lhe agrada, pois férias é um momento de descontração e alegria, e a atividade física deve ter esse significado. A segunda é que a segurança seja prioridade, tanto na escolha das roupas como em equipamentos específicos, nos esportes aquáticos use colete salva vidas e veja se no local existe uma equipe de resgate, caso necessário. No caso dos esportes de neve além de todo o equipamento é importante adquirir um seguro contra acidentes para prevenção.
Seja qual for a sua escolha, aproveite suas férias da melhor forma com saúde e bem estar.


Juliana Carvalho é, pós graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, personal trainer e coordenadora de uma unidade da academia Contours Academia para Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...