sexta-feira, 17 de julho de 2015

Brigadeiro





Olá!

Hoje vou falar um pouquinho de um dos doces mais populares do Brasil, sim é ele o “ Brigadeiro”.

Ele é um doce da culinária brasileira e não pode faltar nas festinhas de aniversários, pois sem ele a festa não será completa.

O Brigadeiro nasceu na década de 40, segundo a sua história, onde um grupo de mulheres se reuniam na região do Pacaembu em São Paulo, para produzir essa iguaria a base de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, para arrecadar fundos para a campanha à presidência do Brasil do candidato Brigadeiro Eduardo Gomes, onde ele fazia uma propaganda engraçada: “ Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. A princípio o doce era conhecido como negrinho, mas depois as eleitoras dele batizaram o nome do doce de brigadeiro em sua homenagem.

Outra curiosidade é que o brigadeiro é conhecido em outros países como a “trufa brasileira”.

Com o passar do tempo foi se criando novas versões do original tais como o de cachaça, de pistache, de chocolate belga, de limão etc.... Hoje em dia existem lojas especializadas em brigadeiros que oferecem um leque de variações de sabores, outra coisa que está em alta são os carrinhos de brigadeiros em eventos que ficam expostos com algumas variações de sabores e tem muitas opções de confeitos, esses brigadeiros são servidos de colher.

O brigadeiro é um doce simples de fazer e todas as crianças gostam de aprender a fazer esse doce por ser gostoso e uma das receita fácil para eles começarem aprender a cozinhar, sem contar que vira uma diversão de enrolar e escolher qual o confeito vai utilizar para enfeita-lo e deixá-lo mais saboroso.

Agora segue a receita do brigadeiro tradicional:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de manteiga

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, e mexa sem parar até o doce ser desprender do fundo da panela , quando isso acontecer desligue o fogão e coloque o conteúdo em um recipiente untado com manteiga e deixe esfria lo. Quando tiver frio enrole e enfeite com confeitos de granulados ou outros confeitos.

Agora e só correr para cozinha e fazer esse docinho gostoso.

Um beijo

Drica Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...