O sal é um ingrediente que está presente todos os dias na nossa vida e em quase todas as refeições. Mas será que ele faz bem ou mal à nossa saúde?
O sal é o grande responsável por causar doenças cardiovasculares, doenças renais e hipertensão.
O consumo ideal, indicado pela OMS é de apenas seis gramas de sal por dia para um adulto mas chegamos a consumir, em média, de 12 a 24 gramas diárias, sem saber o mal que pode nos fazer.
Só que o problema não está somente em consumi-lo de forma exagerada, mas também o excesso de sódio, o principal vilão, que embora seja considerado um mineral essencial para o organismo está presente em grande quantidade nos alimentos industrializados, principalmente nos molhos, condimentos, macarrão instantâneo e comidas prontas em geral.
Tentar evitá-los e inclur na sua dieta alimentos in natura são dicas ótimas. Troque o sal do tempero por ervas finas, o molho de tomates por alho e óleo, os doces por frutas. Outra dica para diminuir o consumo, é evitar salgar a comida durante o preparo, tempere-a sempre quando já estiver pronta.
Fique atenta também aos rótulos e faça deles seus aliados, pois ali são especificadas as quantidades de sódio presentes nos alimentos em relação ao consumo diário ideal por pessoa. É sempre importante saber qual a quantidade de sal presente nos alimentos. As vezes uma única porção nos faz ingerir mais sódio do que o recomendado para todo o dia. Por isso muito cuidado!!!!
Silvia P.
Silvia P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.