sexta-feira, 31 de julho de 2015

Lençóis maranhenses

A natureza nos presenteia diariamente, basta olharmos para as coisas de uma maneira diferente.
Infelizmente no nosso dia a dia estamos tão atarefados que muitas vezes deixamos de ver a beleza que nos rodeia, pode ser uma árvore na rua, uma flor se abrindo em meio ao cimento, um vaso bem cuidado numa janela ou simplesmente caminhando por ai.Mas existem lugares que merecem a nossa atenção e sem dúvida os Lençóis Maranhenses fazem parte disso.
O Maranhão se localiza no nordeste do Brasil e fica bem lá no alto no extremo oeste perto dos estados do Piauí, Tocantins e Pará.
O Parque dos Lençóis fica perto de uma cidade muito charmosa chamada Barreirinhas ela é chamada de "A cidade dos lençóis."


Barreirinhas fica há quatro horas da capital São Luís e recebe muitos turistas do mundo todo, franceses, japoneses, alemães, americanos etc...
Essa pequena cidade tem mais ou menos 55.000 habitantes e vive do turismo, o artesanato principal é feito da fibra da folha do Buriti que é uma fruta de cor alaranjada e muito saborosa, com a fruta podem ser feitas inúmeras receitas como sorvetes e doces em calda.
Na cidade podemos encontrar muitas lojinhas vendendo esse artesanato assim como sorveterias e pequenos restaurantes.


O turista chega e logo se encanta com a receptividade da população, sempre com um sorriso no rosto e pronta para mostrar as belezas naturais, existem muitos passeios que podem ser feitos a partir de Barreirinhas.
A melhor época para visitar os lençóis é entre julho e dezembro.


Hoje vou falar da visita aos Lençóis.
Acreditem, a água que vocês verão nas fotos é de chuva! O vento se encarrega de espalhar a areia e formar contornos deslumbrantes e completamente harmônicos. Todos os dias a posição das dunas são modificadas pelo vento. A areia é firme e fria o que facilita a caminhada . A chuva é muito importante para a preservação dessa beleza natural, pois para os maranhenses o inverno é justamente a estação das chuvas e sem ela não existem as lagoas. Quanto mais andarmos pelo parque mais lagoas iremos encontrar, cada uma com um formato diferente.


As lagoas maiores recebem um nome e a cor pode variar dependendo da quantidade de água, quanto mais água mas azul ela ficará, pois não terá a formação algas no fundo. Com as algas a coloração fica esverdeada.
A lagoa Bonita é a maior delas e fica há uma hora de Barreirinhas, depois temos a lagoa Azul e a do Peixe, essas são grandes e muito bonitas. Vendo de perto é difícil acreditar que não existe a interferência do homem para essa formação, é apenas a natureza fazendo o seu trabalho.
Ao chegar nessas lagoas é impossível não querer nadar e relaxar com a vista maravilhosa, a água é fresca e em alguns pontos quentinha, mas não é potável. Durante o passeio é importante se hidratar e não esquecer o chapéu, óculos, protetor solar e um lanche.


A limpeza nas lagoas também é levada muito a sério, não se vê nenhum papel jogado ou sujeira de qualquer espécie, os guias dos passeios cuidam para que essa área seja preservada e mantida em segurança.
Os grandes lençóis abrigam as piscinas naturais maiores e os pequenos lençóis tem lagoas menores.
Na lagoa Bonita você pode ir no final de tarde e apreciar o lindo por do sol no horizonte, é uma experiência inigualável.


Outro passeio maravilhoso é fazer um sobrevoo para ter uma noção do tamanho do Parque e ter uma nova visão das lagoas e se apaixonar de vez pelo Maranhão.
Como eu disse a natureza nos presenteia com sua presença única e nos encanta!
Coloque em seu roteiro de viagem uma visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, garanto que você vai se emocionar e se divertir muito.


Na cidade você tem muitas opções de hotéis e pequenas pousadas, eu indico Porto Preguiças Resort.

Boa viagem!


Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...