quarta-feira, 30 de março de 2016

A musculação na adolescência e seus benefícios. Por Fabio S. Alves


Como mães de adolescentes nós estamos sempre preocupadas com a saúde e o desenvolvimento do nossos filhos, e por isso pedimos ao personal trainer Fabio que trabalha também com adolescentes, nos falar um pouco sobre a musculação para essa faixa etária.

Alguns estudos na área da psicologia mostram que durante o período da  adolescência(que de acordo com estudo começa a partir dos 13 anos)  surgem barreiras, questionamentos , busca da identidade e inseguranças relacionadas ao corpo e aparência.
Partindo do corpo e aparência surge a vaidade(uns querendo emagrecer , outros aumentar a massa muscular..) e associada a ela o despertar a pratica de atividade física , entre essas praticas surge a musculação.
Há tempos acreditava-se que a musculação , podendo ser denominada como exercícios com pesos e ou realizados em aparelhos pudessem trazer prejuízo aos adolescentes principalmente no que se refere ao crescimento quanto ao seu desenvolvimento. Enfim, esse mito já esta sendo superado  e tratado como uma maneira errada de se pensar , pois hoje existem estudos que comprovam com fatores positivos há pratica dessa atividade
De acordo com estudos entre os grandes benefícios da musculação nessa fase estão o crescimento da densidade óssea(quantidade de cálcio adequado no osso, ou seja um osso rígido), manutenção e ou controle do peso corporal reduzindo o risco a obesidade, construção de articulação e ossos além de músculos mais fortes, melhora na força, melhora coordenação motora,  redução da pressão arterial, melhora no foco e concentração, melhora na auto-estima, maior disposição e uma vida mais ativa dando um basta ao sedentarismo.
É importante dizer que o risco de lesão existe com em toda e qualquer atividade física, porém minimizados quando são realizados de uma maneira correta e segura. Por isso que a musculação tem que ser orientada e acompanhada por um profissional de educação física qualificado e especializado a essa atividade e ressaltar que sempre pós a liberação médica para a prática afirma o professor Fabio.


Fabio S. Alves que é formado em educação física, especializado em musculação ,  pós graduado em atividade física e qualidade de vida e Comendador na área Atividade Física e Fitness pela Câmara Brasileira de Cultura.

                          Helô H



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...