terça-feira, 1 de março de 2016

Levantar peso sem ficar musculosa. - Por Juliana Carvalho.




Ainda nos dias de hoje muitas mulheres tem a ideia errada de que fazendo musculação vão ficar musculosas demais e com aparência masculinizada. A  personal trainer Juliana Carvalho, nos explica um pouco como funciona  esse mito.
                                                
Se você acessar sites e revistas sobre exercício físico, verá que cada vez mais matérias sobre exercícios para as mulheres.  O público feminino tem aumentado nas academias, assim como as academias específicas para as mulheres tem crescido em número de adeptas que buscam um corpo mais bonito e saudável.  Algum tempo atrás existia um mito de que as mulheres que praticavam musculação ficavam muito musculosas e com aspecto masculino. Mas surgiram diversos estudos e pesquisas que demonstraram que o treinamento com pesos eram benéficos e importantes para as mulheres.  Ficar muito musculosa é uma idéia errada, porque fisiologicamente a mulher produz pouca quantidade de testosterona que é o hormônio responsável pelo ganho de massa muscular presente nos homens.  O estrógeno é o hormônio “feminino” responsáveis pelo aspecto e contornos do corpo da mulher.

 Você pode me perguntar: Porque existem mulheres tão musculosas como as halterofilistas? Essas mulheres fazem um treinamento específico, treinam diariamente durante horas, tem uma dieta específica e fazem suplementações. Portanto uma mulher que treina em média 3 vezes por semana não ficará como uma halterofilista. Outro mito é de que a mulher que faz musculação engorda. Na verdade a mulher não engorda e sim ganha massa magra, o músculo é mais pesado, porém tem menor volume do que a gordura que é volumosa e disforme. Na medida em que você treina musculação você ganha massa magra, tem um músculo mais firme e sua capacidade de queimar gordura aumenta no repouso. Porque o músculo vai utilizar a gordura como combustível para tonificar “falando a grosso modo”.

 A musculação tem benefícios para a mulher nas várias fases da vida. É indicado para as gestantes e mulheres na terceira idade e no tratamento de patologias. Sendo algum deles:
Você pode emagrecer e definir o corpo, quando você associa musculação com exercício aeróbico ou faz um treino de musculação elaborado especificamente para emagrecimento os resultados são satisfatórios.
Prevenção da osteoporose; a musculação além de tonificar os músculos são responsáveis pelo ganho de massa óssea e previne as quedas na terceira idade.
No aspecto cardiovascular; melhora a circulação do sangue e previne a hipertensão devido á contração muscular.
Alivia o stress e sintomas da TPM; pois você produz endorfinas responsáveis pelo bem estar e alivia as cólicas além de aliviar a ansiedade e a compulsão por doces.
Melhora a flacidez e reduz a celulite; com a musculatura mais firme e tonificada a camada de gordura presente nas regiões onde se tem celulite reduz visualmente.
Melhora a postura, pois a musculação fortalece a região da coluna e músculos posturais.
A musculação pode sim te deixar bonita com um aspecto feminino. Na minha opinião, como profissional o mais interessante na musculação é que me possibilita utilizar o treino individualmente para cada tipo de corpo, ou seja, é possível trabalhar uma mulher com pernas muito finas que queria deixá las mais torneadas ou uma mulher que queira reduzir medidas no abdômen.  Não tenha medo dos pesos e faça um treino com ótimos resultados.


Juliana Carvalho é, pós graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, personal trainer e coordenadora de uma unidade da academia Contours Academia para Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...