segunda-feira, 27 de abril de 2015

Combatendo a TPM com atividade física.





TPM, essas três letras transformam muitas mulheres em uma pilha de nervos e ainda deixam a maioria dos homens temerosos. A tensão pré-menstrual, síndrome que atinge a maioria das mulheres, é causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual, que pode produzir alterações físicas e emocionais.
 As dores de cabeça, cansaço, retenção de líquidos, irritabilidade sem ter algum motivo, desejo por doces, dores nas pernas e nos seios, aumento dos seios, desconforto abdominal, impaciência, sensibilidade, depressão, palpitações, tonturas, pele propensa a acnes, são alguns dos sintomas da TPM que costumam nos desanimar e nos deixar sem vontade para fazer nada. Para piorar as coisas, ainda hoje é comum algumas mulheres enfrentarem preconceitos e piadas que afirmam (sem fundamento) que a TPM é um problema da cabeça das mulheres, uma frescura. Mas, saiba que você pode amenizar esses sintomas com algumas mudanças de hábitos, como por exemplo, pratica de atividade física regular e boa alimentação.


Fazer um esforço para continuar a praticar atividade física ajuda a atenuar os sintomas dessa fase do clico menstrual. A melhoria é obtida pela liberação de hormônios proporcionada pela atividade física, principalmente a endorfina, hormônio diretamente ligado à sensação de prazer. Existem varias opções de atividade física, e cada uma delas pode ajudar em uma situação diferente. Se você ainda não pratica atividade física diariamente procure uma que se encaixe no seu dia, mesmo que seja uma simples caminhada.
Alem dos incômodos já citados, no período do ciclo menstrual, é comum que ansiedade, tristeza e mau humor atormentem a mente feminina. Para aliviar esses fenômenos, invista em atividades que a relaxem.
No caso da ansiedade, angústia, mau humor e as terríveis dores de cabeça, o melhor são atividades de relaxamento dos músculos e da mente, como ioga, alongamento, pilates e técnicas de  meditação e respiração, uma caminhada ao ar livre também é bem vinda.
Se o objetivo é reduzir a vontade incontrolável de comer doces, o melhor é investir em atividades aeróbicas, que, além de liberarem endorfina, reduzem o cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que pode incentivar o desejo por guloseimas. A endorfina, por estabilizar os níveis de glicose no sangue, ajudará a diminuir a vontade de comer doces. Para quem já pratica a corrida é muito indicada, desde que moderada. 

O inchaço também é comum em muitas mulheres durante esse período e, com ele, as dores nos seios.  Neste caso os exercícios aeróbicos também são a melhor escolha por movimentarem o corpo melhorando assim a circulação e liberando liquido, isso faz com que o inchaço diminua. Já praticou zumba? Esta modalidade é muito prazerosa e manda o inchaço para o espaço. Tente!

Se você costuma treinar diariamente fique atenta, O período pré-menstrual geralmente é marcado pelo aumento da fadiga muscular e nervosa, com a consequente diminuição da capacidade de desempenho. Esse processo ocorre em função da oscilação hormonal no organismo da mulher. O mais importante é respeitar as limitações impostas nessa fase, pois, do contrário, é possível ter os sintomas da TPM intensificados. A dica é não praticar exercícios por longos períodos e nem com excesso de carga. Respeite seus limites e sempre procure orientação do seu medico e de um profissional da área de educação física.


                                                                                             HH



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...