Vitaminas e Sais Minerais

Vitaminas e Sais Minerais são imprescindíveis para o nosso bem estar. O fato de nos preocuparmos  com o  nosso alimento nos garante qualidade de vida e saúde.
As vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos e tem uma função importante, pois elas regulam o processo químico do organismo, nosso corpo não produz as vitaminas, precisamos ingerir certos grupos de alimentos para nos manter saudáveis, uma dieta rica em frutas, , legumes, verduras, carnes, ovos e cereais garantem essa harmonia.
As vitaminas ajudam o nosso desenvolvimento e metabolismo orgânico e a falta delas pode ocasionar por exemplo a fraqueza nos ossos e escorbuto, que é a falta de vitamina C.


Antigamente as pessoas ficavam doentes com muita facilidade, pois não se conhecia a necessidade de uma boa alimentação para equilibrar as deficiências de cada um. Para se ter uma ideia, há mais ou menos sessenta anos atrás na América do Sul ouve um grande aumento de uma doença chamada Pelagra, ela causava, diarreias, confusão mental e dermatites, vários marinheiros sofriam desse mal, depois de muita pesquisa chegou-se a conclusão de que esse distúrbio nada mais era do que a falta de vitamina B3, a niacina, essa vitamina é responsável pelo metabolismo celular, retira do organismo substancias químicas tóxicas e auxilia na produção de hormônios, é encontrada em, ovos, leite, frutas secas, cereais, legumes, frutas e verduras, ou seja, o surto se curou com uma melhora na alimentação.




As vitaminas se classificam em solúveis em água que são as do grupo B e a vitamina C, e as vitaminas solúveis em gordura que são as A,D,E e K.
As solúveis em água devem ser consumidas diariamente, pois nosso corpo não consegue armazenar e as solúveis em gordura podem ser armazenadas.




Vitamina A- É solúvel em gordura e está em duas formas, a primeira é o retinol, ele é encontrado em produtos animais com o fígado, ovos, manteiga, e o betacaroteno encontrado em frutas e vegetais de cores fortes como, pimentão, abóbora, cenoura, beterraba, ela é importante para a saúde dos olhos e pele, também ajuda na saúde dos ossos, dentes, gengivas e cabelos.

Vitamina B1- É importante para os processos metabólicos do sistema nervoso, coração, músculos e células do sangue, ela é essencial para a digestão. É encontrada em alimentos de origem animal e vegetal como,frutos do mar, arroz integral, cereais e legumes.

Vitamina B2-É importante para a energia do corpo, melhora a visão, aumenta o desempenho atlético, metaboliza gorduras, carboidratos e proteínas, ajuda na proteção contra a anemia, pode ser encontrada no leite, queijo, vegetais, fígado, rins e folhas verdes.

Vitamina B3- É importante para a saúde dos hormônios sexuais e para o sistema nervoso, é encontrado no fígado, carnes magras, cereais integrais, amendoim, ovos, peixe e no abacate, ele também ajuda a baixar o colesterol e protege contra doenças cardíacas.






Vitamina B5- Ajuda a manter o crescimento e a saúde do sistema nervoso, pode também baixar o colesterol e proteger contra as doenças cardíacas, está presente nas carnes, farelo, cereais integrais, rins, nozes, melado, frango e ovos. Ela também previne a fadiga.

Vitamina B6- Ela é necessária para produzir anticorpos e células brancas do sangue, ajuda nos sintomas da TPM e menopausa , diabetes, câimbras e ajuda a assimilar as proteínas e gorduras. É encontrado em fígado, rins, melão, melado, ovos, coração e repolho.

Vitamina B 12- Ela é essencial para a saúde do metabolismo dos tecidos nervosos. Ela reduz o risco de câncer e alergias e aumenta os níveis de energia. É encontrada nas carne vermelha, fígado, carne de porco, ovos, queijo, leite. Ajuda também na memória e concentração.

Ácido Fólico- Ajuda a prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e más formações congênitas. É encontrado nos vegetais de folhas escuras, cenoura, abacate, damasco, melão, cereais, fígado, gema de ovo, fermento. Ela também ajuda a melhorar o apetite, cria resistência à infecções em crianças, melhora a pele e a lactação.

Vitamina C- É o complexo vitamínico mais tomado, mas mesmo assim muitas pessoas tem deficiência , ela aumenta a imunidade e combate o câncer e a infecção, é encontrada no brócolis, frutas cítricas como acerola, laranja, limão e vegetais. Ela é solúvel em água, isso significa que o excesso é eliminado pela urina. Ela também ajuda na cura de ferimentos, saúde dos dentes, ossos e órgãos sexuais, reduz a duração de resfriados e outras viroses.




Vitamina D- Essa vitamina é conhecida como a vitamina do sol, isso porque ela pode ser produzida pela pele através da energia do sol e não é encontrada em nenhum alimento. Ela é muito importante para a absorção do cálcio e fósforo. Para conseguir bons resultados é necessário que fiquemos expostos ao sol diariamente por pelo menos 20 minutos, se não for através do sol terá que ser via oral, para isso existem vitamina D em gotas. Ela protege contra a osteoporose, melhora a imunidade, ajuda no tratamento da psoríase e câncer.

Vitamina E- Essa vitamina produz energia e para a manutenção da saúde, ela é armazenada por algum tempo pelo corpo ao contrário das outras,ela também melhora a imunidade, protege de doenças cardiovasculares e é anticoagulante. Pode ser encontrada em germe de trigo, brócolis, soja, óleos vegetais, verduras, ovos, cereais integrais e germe de trigo.

 Vitamina K- Cuida da coagulação sanguínea, evitando hemorragias e facilitando  a cicatrização.
 Ajuda a fortalecer os ossos pois ajuda na reposição de nutrientes nos ossos e previne  tumores e doenças do coração. É encontrada no brócolis, couve-flor, acelga, espinafre, aspargos e cenoura.





Os sais minerais são substâncias químicas e minerais que os seres vivos não produzem, mas são importantes para o bom funcionamento do organismo, assim como as vitaminas, os sais minerais também são encontrados nos alimentos e a falta deles podem causar muitos problemas para a saúde geral.
São classificados em micronutrientes, aqueles que o organismo necessita em pequenas quantidades e os macronutrientes, aqueles que o organismo necessita em maior quantidade.




Podemos destacar alguns:

Boro- é um mineral encontrado na maioria dos vegetais e frutas. Ajuda no tratamento da menopausa prevenindo a perda de cálcio e desmineralização dos ossos, ajuda no tratamento de infecções bacterianas e fúngicas.

Cálcio-é um mineral importante e é encontrado em lacticínios, vegetais de folhas verdes, salmão, sardinha e tofu. Esse mineral ajuda a prevenir a osteoporose, previne o câncer, trata artrite, alivia câimbras, metaboliza o ferro entre outros.

Cobalto- é encontrado em folhas verdes, carne, fígado, leite, ostras, e mariscos. A maioria das pessoas não tem deficiência de cobalto, apenas os vegetarianos podem ter um pouco.

Cromo- é encontrado em frutas, cereais integrais, queijo, carne, levedo de cerveja, melado e gema. Esse mineral é importante porque ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue, ajuda também a produzir e controlar a insulina, aumenta a resistência à infecções, estimula a síntese de proteínas e controla os níveis de colesterol.




Cobre- é encontrado em fígado de animais, moluscos, crustáceos, nozes, frutas, rins, legumes. Ajuda a prevenir o câncer e ativa o sistema imune, é importante também para a produção de colágeno e pela saúde dos ossos.

Flúor- é encontrado naturalmente na água, nas plantas, e em tecidos animais e no solo. Protege contra as cáries nos dentes, a osteoporose, etc...
A água fluoretada artificialmente é a que consumimos. Também podemos encontrar flúor nos frutos do mar, carne, e chá.

Potássio- é encontrado em frutas principalmente na banana, nos vegetais frescos. Ele tem o papel de transmissão nervosa, na produção de energia, nos batimentos cardíacos, e na contração muscular.

Iodo- é encontrado nas algas marinhas, frutos do mar, e no sal de cozinha.Ele ocorre naturalmente e faz parte dos hormônios da tireóide.
A couve e o repolho quando consumidos em grande quantidade ajudam a complementar o iodo.

Magnésio- é encontrado no arroz integral, soja, nozes, levedo de cerveja, legumes e farinha de trigo integral. Ajuda a evitar pedras nos rins e vesícula, auxilia no tratamento de pressão alta, conserva as células do corpo

Manganês- é encontrado nos cereais, chá, vegetais de folhas, legumes, nozes e pão integral. É necessário para e reprodução, para o metabolismo da glicose,ajuda a manter uma estrutura óssea normal.

Fósforo- é encontrado no germe de trigo, nozes, cereais, ovos, queijos, peixe. Ele forma os ossos e os dentes, e é responsável pela comunicação entre a célula e a produção de energia. Ajuda no processo de mineralização dos ossos e na sua estrutura.

Zinco- é encontrado em carne, farelo, cogumelos, ostras, ovos.cereais integrais. É importante para a saúde sexual, previne a cegueira, trata a acne e problemas de pele, mantem o paladar, olfato e trata a infertilidade.




Esses foram alguns dos mais importantes sais minerais que necessitamos para o bom funcionamento do nosso organismo.
O mais importante é entender que nosso corpo é uma máquina perfeita e se cuidarmos dele com a devido respeito teremos uma vida longa e saudável.
A maioria dos alimentos são capazes de nos manter em equilíbrio e fazer com que tenhamos energia. Uma combinação perfeita de nutrientes é capaz de nos fazer  dormir bem, acordar disposto e passar o dia com bem estar ,os exercícios físicos também são essenciais.
É importante lembrar que o médico sempre deve  ser consultado, ele poderá avaliar as condições físicas do nosso corpo e dar a orientação correta. Uma boa nutricionista também é aconselhável.
A saúde tem que vir sempre em primeiro lugar!




Um abraço

Andréa.


















Comentários

Postagens mais visitadas