Alimentos que ajudam a combater a TPM

abreviação de tensão pré menstrual, TPM
Hoje a TPM (tensão pré menstrual), chega a atingir 70% das mulheres brasileiras. Ela aparece de 10 a 15 dias antes do início do ciclo menstrual e vem cheia de sintomas desagradáveis para nós mulheres e também para os que estão a nossa volta. Irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada, dor de cabeça, mau humor, choro fácil sem saber exatamente por quê e explodir sem motivo são os sintomas mais frequentes. 
banana, rica em magnésio, libera serotonina hormônio do bom humor Para aliviar esses sintomas, existem substâncias presentes nos alimentos que vão ajudar bastante. Inclua na sua dieta os carboidratos complexos, as fibras e as proteínas e faça 5 ou 6 pequenas refeições por dia.  
Os cereais integrais, castanhas e os grãos, ricos em vitamina B6, estimulam a produção de serotonina, que ajuda a aliviar sintomas como o mau humor e a dor nas mamas.
O pão integral é um carboidrato complexo, na TPM, mantém os níveis de insulina controlados além de estabilizar a ansiedade e o humor.
azeite, rico em vitamina EA banana, o figo e a aveia são ricos em magnésio que mantém o equilíbrio das células e controlam a inibição da progesterona, amenizando os sintomas que são causados pela sua diminuição no período menstrual.
Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas, sementes, milho, gema de ovo são exemplos de alimentos ricos em vitamina E que controlam a irritabilidade,a depressão, a ansiedade e amenizam as dores nas mamas. 
O Leite, iogurte e vegetais verde escuros são ricos em cálcio que ajudam no controle da TPM diminuindo muito seus sintomas.
aveia, amêndoas e nozesAlimentos diuréticos como o abacaxi, melancia, melão, salsinha, salsão evitam a retenção de líquidos e diminuem o inchaço que é típico neste período.
Os alimentos ricos em vitamina C, frutas cítricas, tomate, goiaba, acerola, combatem o inchaço e a depressão. 
Devemos também, evitar alguns tipos de alimentos que são verdadeiros vilões da TPM, agravando seus sintomas. 
Todos os alimentos que contém cafeína, chocolate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas se consumidos aumentam a irritabilidade. 
O sal, os embutidos e os alimentos industrializados são grandes responsáveis pelas retenção de líquidos.
 chocolate, contém açúcar que aumenta a ansiedade no período da TPMO açúcar também deve ser evitado, consumido em excesso aumenta a ansiedade, a depressão e a vontade de consumir mais açúcar.
Exercícios físicos aliados a uma boa dieta podem te ajudar a amenizar esses sintomas que são bem desagradáveis. 

Com essas dicas fica difícil não deixar para trás o mau humor, as dores nas mamas e aquela vontade desesperada pelo chocolate... Aproveite!

Silvia P.

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