quarta-feira, 22 de abril de 2015

Chocolate pode!

foto de chocolate 85% cacauQuem nunca se rendeu aos encantos do chocolate e acabou devorando uma barra inteira? 

O chocolate sempre deixa muitas dúvidas na hora de consumi-lo, uns dizem que faz bem a saúde, outros dizem que compromete a dieta e é o vilão da boa forma. 
Quando consumido em excesso pode sim ser prejudicial por ter bastante gordura saturada, cafeína e açúcar. Mas, consumido com moderação, traz muitos benefícios ao corpo. Além de saboroso, o chocolate aumenta a sensação de bem estar, quando adicionado ao leite é um ótimo aliado na recuperação depois da atividade física, por ser bastante calórico pode ser usado como fonte de energia, aumenta a capacidade de concentração por causa da sua ação estimulante, ajuda a diminuir a TPM, combate a depressão e a ansiedade
foto de tabletes de chocolate emplhadoTemos que lembrar que quanto mais claro for o chocolate maior é a quantidade de açúcares e gorduras que ele apresenta e menor é o benefício que ele traz para a nossa saúde.
A versão amarga não contém leite e tem maior concentração de cacau do que os outros tipos, apresenta flavonóides, substâncias que também estão presentes no vinho tinto, as quais ajudam a reduzir problemas cardiovasculares como infarto e AVC.
O chocolate ao leite tem açúcar e gordura. 
foto de chocolate branco empilhadoO diet, como não tem açúcar, precisa ter maior teor de gordura para garantir a mesma consistência e, as vezes, chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado só para pessoas diabéticas e não para aquelas que fazem dieta com restrição calórica. Já os light, tem menos gordura e assim, menos calorias.
Já o chocolate branco não é feito de cacau, e sim da manteiga de cacau. Por isso tome cuidado! Ele tem uma concentração maior de gordura, e não apresenta as mesmas propriedades dos chocolates feitos de cacau.
Existem chocolates funcionais que são ricos em colágeno e também os veganos, feitos à base de soja e sem glúten que podem ser consumidos com tranquilidade.
cupcake de chocolateO Brasil está entre os sete países que mais consomem chocolate no mundo e 55% deste consumo se deve a nós mulheres. A quantidade diária recomendada é de 30 gramas, moderação e equilíbrio são a chave para um bom resultado. Exagerar pode estragar os benefícios do chocolate e refletir direto na balança. 
Chocolate sim, sempre, sem exagero e sem culpa!!!


Silvia P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...