Termogênicos Naturais

Alimentos termogênicos, são aqueles que, quando consumidos, são mais difíceis de serem digeridos que outros e são capazes de aumentar o gasto calórico do nosso organismo, durante o processo de digestão e o processo metabólico. 
Todas as atividades que o nosso corpo realiza tem gasto calórico, assim, o processo digestivo, pode ser usado em nosso favor, para emagrecer, quando estivermos falando de alimentos termogênicos.
Indicados para quem pratica exercícios físicos e quer aumentar a resistência aeróbica durante os treinos,melhorando o desempenho, reduzindo a gordura corporal queimando  calorias, e proporcionando uma melhor definição muscular.
Algumas substâncias, contidas em certos alimentos, são capazes de aumentar a temperatura do corpo promovendo um maior gasto calórico, acelerando o metabolismo e a queima de gordura. Aliados a uma dieta balanceada e aos exercícios físicos, os termogênicos naturais funcionam e chegam a aumentar entre 5 e 10 % a atividade metabólica, acelerando a queima de gordura, principalmente a localizada. 
Embora sejam alimentos que fazem parte do nosso cardápio, eles devem ser consumidos com o acompanhamento de um nutricionista, que vai determinar conforme a característica de cada um, a quantidade correta a ser consumida. O exagero  e o uso indiscriminado pode levar ao surgimento de dores de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e cardíacos devem  tomar muito cuidado, pois esses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas de tireóide também devem ter cuidado.
 A pimenta vermelha, o gengibre, a canela, o vinagre de maçã, a cafeína, o chá verde, o chá preto, o mate, o guaraná em pó, a hortelã, os alimentos ricos em ômega 3 e a água gelada são exemplos de alimentos que aceleram o metabolismo. 
A pimenta vermelha: com apenas três gramas, pode aumentar em até 15% o metabolismo. É rica em capsaicina que favorece o aumento da quebra de gordura do tecido adiposo.
Cafeína: a cafeína faz com o corpo recorra às gorduras no lugar da glicose para obter energia durante os trein
Chá verde: favorece o uso da gordura corporal como fonte de energia.
O gengibre: Pode ser usado em forma de chás, aumenta em 10% o gasto calórico. Também é usado para combater problemas estomacais. 
A canela: tem ação estimulante, contém substâncias antioxidante e facilita a digestão. Aumenta o metabolismo basal, possui alto teor de cálcio mineral.
Alimentos com ômega 3: aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos. É encontrado em peixes como salmão, sardinha e atum.
Água gelada: ao ser consumida o organismo gasta energia para elevar a temperatura do corpo o que faz com que tenha gasto energético, no entanto o efeito é bem leve.
Estes são apenas alguns deles, como já havia dito, consultar um profissional é sempre necessário para conseguir bons resultados. Mesclar esses alimentos nas refeições diárias ajudam bastante além de serem opções naturais, saudáveis e de baixo custo!


Silvia P.

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