terça-feira, 14 de abril de 2015

Receita- Canjica


Eu sei que ainda não estamos em junho, o mês tradicional das festas juninas, mas esse prato tipicamente brasileiro pode ser saboreado o ano todo, é irresistível!
O milho é um dos alimentos mais versáteis que existe e na versão branca é chamado de canjica, é rica em fibras, magnésio, fósforo, proteínas, ferro e vitaminas, B1, B2, B5, B6.
Esse prato tem nomes diferentes em vários estados do Brasil, pode ser canjiquinha no Rio de Janeiro, piruruca em Minas Gerais ou mungunzá no Nordeste.



A canjica pode ser servida fria nos dias de calor e bem quentinha no frio e é muito fácil de preparar.
Delícia de comidinha caipira uai!
Ingredientes:

- 500 gramas de canjica crua (um pacote)

- 1 lata de leite condensado

- 1 litro de leite (pode ser integral, desnatado, semidesnatado, ou em pó)

- 2 paus de canela

- água para ferver a canjica

- açúcar a gosto se achar necessário


 Preparo:

Numa panela coloque a canjica com água para ferver até cozinhar, esse cozimento pode durar até uma hora, pode ser feito na pressão também, mas cuidado para não deixar queimar o fundo, de vez em quando abra a panela e mexa.

Depois escorra a água do cozimento e coloque o leite, a canela e o leite condensado, deixe cozinhar mais um pouco até engrossar. Em seguida desligue o fogo, tampe a panela e deixe a canjica descansar por alguns minutos.

Algumas pessoas gostam de acrescentar leite de coco junto com o leite, fica gostoso e se quiser um sabor diferente coloque um pouco de coco ralado fresco na hora de servir.

A tradição pede uma pitadinha de canela em pó antes de comer.


Bão demais!


Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...