sexta-feira, 3 de abril de 2015

Receita - Bacalhau à Brás

Já que estamos na semana Santa, nada mais apropriado do que mostrar uma receita com Gadus Morhua,ou seja, Bacalhau uma vez que por tradição a maioria das pessoas fazem pratos com esse peixe, existem outros tipos de peixes que podem ser usados sem problemas, apesar de mais caro o bacalhau pode ser encontrado em promoção em vários mercados, basta você se programar com antecedência.
O  Bacalhau consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, mas são encontrados, no Alaska, Canadá, Rússia e Islândia. Ele pode ser feitos de diversas maneiras, ao forno, cozido, ensopado, frito, grelhado, desfiado, com natas, na manteiga, com azeite, com molho de tomate, com batatas etc... 
Cada família tem seu jeito tradicional de fazer um prato com bacalhau e todos são uma delícia.
Hoje vou mostrar uma receita que fiz com meu marido Felipe na minha sexta-feira santa, é o "Bacalhau à Brás"
Vamos a receita!


Ingredientes:


- 2 postas de bacalhau desfiado e dessalgado
- 2 cebolas grandes picadas
- 3 colheres de (sopa) de salsinha picada
- 6 ovos
- 2 xícaras de (chá) de batata palha
- 2 xícaras de (café) de conhaque
- 6 colheres de (sopa) de azeite
- 10 azeitonas pretas grandes
- pimenta do reino
- sal à gosto





Preparo:

Dessalgue o bacalhau e desfie , frite a cebola no azeite e quando estiver transparente adicione o bacalhau desfiado, vá mexendo sempre , coloque então o conhaque e flambe com cuidado para que o álcool evapore. Continue mexendo para reduzir um pouco do líquido e coloque os ovos batidos ligeiramente e mexa sem parar  até o ponto que quiser, algumas pessoas gostam mais molhadinho então não deixam que os ovos cozinhem completamente, outras preferem bem cozido, fica a critério de cada um.
Em seguida coloque as azeitonas pretas, a salsinha e a batata palha e mexa para misturar todos os ingredientes e sirva com arroz branco.
Esse prato rende bastante, duas postas de bacalhau servem bem até seis pessoas.
Meu marido está de parabéns, essa receita ficou muito boa!
Agora vou mostrar outros pratos que podem ser feitos com bacalhau, pois minhas queridas amigas do blog também comeram querem ver? 
A Silvia comeu esse lindo bacalhau, a cara está ótima, foi feito pela Dna.Marta sua sogra e com certeza estava uma delícia, o prato ficou colorido e lindo, deu água na boca!
Ela colocou, alho cortado ao meio, cebola em pedaços grandes, tomate, batatas, azeitonas pretas e azeite.


A Ana Paula "Baby", fez um lindo bacalhau "A Portuguesa", esse é feito ao forno e ela deu uma dica, para deixar o bacalhau bem macio você pode coloca-lo no leite antes de começar a fazer, com certeza ficou muito gostoso! 
Depois colocou, ovos, cebola, tomate cereja, azeitonas pretas, batata, e pimentões amarelos, tudo regado com azeite e levou ao forno.

 A Heloisa comeu um maravilhoso lombo de bacalhau feito pelo Lau seu marido, com certeza também está uma delícia! Ele colocou o bacalhau no fundo da travessa e depois cobriu com azeitonas verdes, cebola, tomate e pimentões verdes e azeite, depois levou ao forno.




A Adriana fez uma comida diferente, fez um lindo macarrão Caprese, ela colocou, manjericão fresco, mussarela de búfala e tomatinhos cereja, tudo regado com azeite , a cara está ótima e deve estar muito gostoso!






O mais importante, todas nós ficamos perto daqueles que amamos!
Um lindo feriado de Páscoa à todos!
Fiquem com Deus.


Café com amigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...