Aromaterapia, o segredo dos óleos essenciais.


Aromaterapia é um termo que tem origem em duas palavras, a primeira é "Aroma" que quer dizer "cheiro bom" ou "agradável" e a outra é "Terapia" que significa "tratamento que almeja a cura física ou mental de uma pessoa".
É um tratamento que utiliza aromas para obter bem estar, equilíbrio , cura e harmonia.
 
 

Se pararmos para refletir o olfato é um sentido magnífico, pois através dele conseguimos obter as mais diversas sensações, ele pode nos levar a lugares da nossa infância, nos fazer lembrar de acontecimentos alegres e recordações passadas, pode ser uma comida especial, as flores que mais gostamos, o perfume que insiste em não sair da roupa entre outros. Na verdade os  aromas estão presentes em tudo o que fazemos e muitas vezes associamos o cheiro com pessoas ou lugares.
O tratamento com aromas utiliza óleos essenciais e cada óleo  tem uma característica principal. Esses óleos são retirados de plantas, flores, frutos, raízes, madeira, ervas e árvores. Eles podem ser usados em conjunto com qualquer tipo de tratamento convencional, mas  sempre é bom consultar seu médico e verificar se o uso dos óleos não irão atrapalhar ou confundir um tratamento.
 
Os óleos essenciais  tem muitas funções ,podem ser usadas como  anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante, calmante e também  nos fazer sentir  confortados, pois muitas vezes queremos apenas sentir um cheiro agradável  que nos deixe tranquilos.
Os óleos essenciais puros são extraídos através de um processo de destilação a vapor, esse é o método mais usado, mas existem outros, pois algumas flores ou plantas são muito delicadas e perderiam muito de suas características se fosse pelo método a vapor, por isso os óleos são extraídos através do método da enfleurage, consiste em colocar uma enorme quantidade de flores como jasmim dentro da gordura vegetal ou animal e essas flores são retiradas diariamente até que o óleo fique saturado e tenha se transformado em óleo essencial, esse método é muito caro e pouco usado. Também existe a extração pela prensagem geralmente para frutos cítricos e castanhas diversas, todos os métodos de extração dos óleos tem um controle de qualidade importante.  
 
  
Podemos usar os óleos essenciais de diversas maneiras, em massagens, banhos, cremes e aromatizadores. Os vaporizadores também podem receber os óleos, bastam algumas gotas na água , se forem anéis de cerâmica colocados em lâmpadas coloque algumas gotas do óleo na cerâmica e o aroma vai se espalhar  pelo ambiente. Também tem os difusores com vela , esses costumam ser fáceis de encontrar, inclusive aqui vai uma dica quando usarem esse tipo de difusor coloque sempre a água já aquecida e as gotinhas do óleo, dessa forma o aroma vai ser liberado mais rápido.
Existem também algumas velas que já são aromatizadas com óleos essenciais e durante a queima elas exalam o perfume.
Civilizações muito antigas já faziam uso dos mais diversos aromas para tratar a saúde geral, os egípcios faziam uso disso em banhos e massagens. Em 1920 um químico francês René Maurice fez uso do óleo de alfazema para tratar uma queimadura em sua mão e obteve resultados surpreendentes e esse conhecimento tem sido aprimorado até os dias de hoje.
 
 
Os óleos essenciais entram no nosso corpo através da inalação e dos poros da pele, e saem pela urina, transpiração e fezes.
Quando inalamos um aroma agradável nosso corpo reage com um efeito direto em nossas emoções, geralmente nos sentimos relaxados e a sensação é muito boa.
Perfumar a nossa casa o um ambiente de trabalho pode facilitar muito as relações entre as pessoas.
A preocupação da aromaterapia é maior com a pessoa a ser tratada e não com  a doença que ela possui, por isso é tão agradável e estimulante. Um banho de banheira com algumas gotas de óleo essencial pode ser muito revigorante.
A massagem também costuma ser excelente para obter um relaxamento profundo. É importante mencionar que a aromaterapia não substitui nenhum tratamento médico e sempre é bom consultar um profissional da saúde antes de fazer uso dos aromas, pois muitos óleos essenciais não podem ser usados, por exemplo, por gravidas, recém-nascidos etc...
 
 
 Os óleos essenciais são diferentes das essências, os óleos são 100% puros, para se fazer um litro de  óleo essencial são necessários toneladas de plantas ou flores, o que justifica o valor elevado de alguns óleos vendidos em pequenos frascos.
As essências são substancias químicas sintéticas, não são naturais, elas podem ser utilizadas para perfumar os ambientes, mas não possuem propriedades terapeuticas. Devemos utilizar sempre os óleos essenciais para tratamentos.
Alguns óleos são muito conhecidos e muito usados é o caso do óleo essencial de Lavanda, ele atua no sistema nervoso, seu uso traz calma, serenidade, é ideal para os distúrbios do sono. Apenas as flores são usadas na extração do óleo. Pode ser usado também para tratar ferimentos e queimaduras.O ideal é usar a noite quando precisamos relaxar e dormir bem.
Tea Tree é um arbusto e suas folhas tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiviróricas.É expectorante e estimula o sistema imunológico, ajuda nas cicatrizações .Também é bom para eliminar espinhas e acne.
Alecrim é uma erva culinária e medicinal, é usado para estimular a circulação, é refrescante, antisséptico e antibacteriano. Ajuda a eliminar o catarro e a dor. Auxilia na clareza mental e alivia a exaustão e é bom para os estudos.
Eucalipto é uma árvore e o óleo é extraído de suas folhas tem propriedade descongestionante e analgésico local, reduz a febre e cura ferimentos pois acelera a cicatrização.Também é muito usada para ajudar a tratar resfriados e gripes.
Gerânio é uma flor cor de rosa mas suas folhas também são usadas para produzir o óleo, ela ajuda a clarear os pensamentos e eleva o ânimo, é considerado um antidepressivo potente e possui propriedades calmantes e adstringentes.
Limão  é um fruto e o óleo é extraído da casca, combate infecções, seu óleo é refrescante e adstringente, diurético e laxante. Nunca coloque esse óleo sobre a pele diretamente, pois pode irritar principalmente se for ficar exposta ao sol, o ideal é usa em massagens e banhos.
Malaleuca é conhecida como árvore de chá, o óleo é retirado de suas folhas cicatrizante, pode ajudar com as espinhas e acne em geral. Fortalece o sistema imunológico e auxilia em gripes, resfriados, tosse, dores de garganta e bronquites.
Capim limão de suas folhas perfumadas é extraído o óleo, ele estimula a memória e a criatividade, é bom para os estudos.
Menta é usada a inflorescência(parte onde ficam as flores) da menta para a produção do óleo, ele é estimulante e refrescante, ajuda o sistema digestivo e é um ótimo expectorante e alivia coceiras. Ele auxilia nos estados febris, isso porque ajuda a transpiração ao mesmo tempo em que refresca. Estimula a clareza de pensamentos.
Ilangue ilangue significa flor das flores, seu óleo é extraído das flores frescas e é usado como sedativo e antidepressivo, tem propriedades afrodisíacas. É usado para equilibrar e regular as funções corporais em geral.
Camomila seu óleo é extraído das corolas que é a paste amarela do miolo da flor, auxilia o sono pois é calmante. Ela ajuda a equilibrar o ciclo menstrual  e reduz a retenção de líquidos, também ajuda a reduzir o stress.
Olíbano é uma arvore pequena e seu óleo é retirado da resina dessa árvore , é um calmante poderoso, relaxa a mente e o corpo.Auxilia na digestão e menstruação.
Sândalo o óleo é extraído do cerne das árvores ou seja do interior do tronco,  é antisséptico e é eficaz quando se trata de sistema urinário.Seu óleo acalma o estômago.É antidrepessivo e acalma o sistema nervoso, tem propriedades afrodisíacas bem conhecidas.
Patchuli é uma planta baixa e o óleo é extraído das folhas, mas antes elas são fermentadas e secas e só depois o óleo é retirado por destilação,   tem ação fungicida e desodorante, estimula a cicatrização, é um importante depressivo também reduz a febre e previne o alastramento de infecções.
 
Existem muitos outros óleos essenciais disponíveis para o uso, é importante fazer um curso de aromaterapia, ler livros e sites confiáveis para fazer uso de todos os óleos e dessa forma obter um bom resultado nos tratamentos.
 
 
Dicas:
*Durante um resfriado muitas vezes ficamos congestionados, por isso um método natural é colocar água quente numa bacia e duas gotas de óleo essencial de eucalipto e cobrir a cabeça com uma toalha e respirar o vapor, o alívio é instantâneo. (verifique antes se você não tem nenhuma alergia ao eucalipto)
*Para ter um sono mais tranquilo, coloque duas gotas de óleo essencial de Lavanda num algodão e dê batidinhas no travesseiro, dessa forma o cheiro ficará suave. Depois coloque o algodão em uma gaveta, não podemos desperdiçar nenhum pouquinho desse óleo.
 
 
 Os óleos essenciais podem nos auxiliar em diversos tratamentos físicos e mentais, mas é muito importante que em casos graves com ferimentos, febres e mal estar severo, um médico seja procurado antes de tudo.
A Natureza é generosa e nos presenteia todos os dias com sua sabedoria e beleza.
 
 
Um abraço
Andréa.
 

Comentários

Postagens mais visitadas