sexta-feira, 3 de abril de 2015

A Páscoa da Igreja Católica


Para os católicos a Páscoa é a festa mais importante da Igreja e essa preparação começa quarenta dias antes, é chamado de período da Quaresma.
No último domingo antes da Páscoa comemoramos o dia de Ramos, esse dia abre a semana Santa, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, o povo recebe Jesus com ramos de palmeiras cortados e espalhados pelo caminho e ele entra na cidade montado em um jumento aclamado como o "Rei dos Judeus".
A próxima celebração é na quinta-feira,  o Lava-pés, neste momento Jesus nos ensina a humildade, pois esse ato de amor em lavar os pés de seus discípulos nos remete a conversão. Na sexta-feira é a Paixão de Cristo, o dia em que Jesus se entregou por nós e morreu na Cruz, um dia em que a leitura relembra todo o sofrimento passado por ele até a sua morte. Neste dia os católicos tem por costume não comer carne.
No sábado a Missa de Aleluia ou também chamada Missa das Luzes, após tanto sofrimento Jesus ressuscita, um dia festivo para a  Igreja católica. Essa missa se inicia ao lado de fora das Igrejas onde uma  fogueira irá acender o Círio Pascal, essa grande vela feita de cera de abelhas tem uma inscrição em forma de cruz com a data e ano e as letras Alfa e Ômega do alfabeto grego, simbolizando o principio e o fim e cinco cravos que simbolizam as chagas de Cristo. Após isso a luz de Cristo é repassada a todos os fiéis e se espalha por toda a igreja.
No domingo comemoramos a Páscoa e mais uma vez na missa Cristo ressuscitado é motivo de alegria. O costume é reunir a família e celebrar.
Durante toda essa preparação os católicos procuram fazer uma reflexão importante sobre os verdadeiros valores do dia a dia cristão.

Uma verdadeira e Santa Páscoa à todos! 
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...