sábado, 25 de abril de 2015

Receita - Nhoque ao sugo

Me lembro como se fosse hoje da alegria dos almoços de domingo na casa da minha avó Virgínia, ela sempre foi muito caprichosa, sabia receber e sempre estava linda e perfumada. Ela era especialista em arrumar mesas e tinha um gosto refinado para decorar tudo, podia fazer com que uma simples caixa de papelão se transformasse no presente ideal, isso com certeza era um dom.
A reunião de família era na casa dela e todos sabiam que a comida seria maravilhosa, o cheiro bom podia ser sentido desde a portaria do prédio. Eu e minha irmã tínhamos um lugar especial na mesa da cozinha, isso porque a família era grande e não cabíamos todos na mesa da sala, mas nós adorávamos, pois minha avó tinha o capricho de enfeitar a mesa e colocar flores pra nós.
No fogão uma panela lotada de molho de tomate caseiro que todos insistiam em mergulhar um pedaço de pão para provar, e ao lado uma bancada com centenas de bolinhas de nhoque cortados com o maior carinho, eu adorava joga-los na panela e depois retirar os que subiam na água. Depois de cozidos jogávamos o molho de tomate bem quente e bastante queijo ralado, geralmente três travessas cheias eram suficientes, não havia necessidade de nenhum outro prato.
Essa é a receita que vou colocar hoje, um nhoque de batata genuíno é simplesmente deliciosa, ela vem acompanhada de muitas recordações e cheia de amor!


nhoque ao sugo


Receita para quatro pessoas.

Ingredientes:

- 8 batatas grandes cozidas e espremidas (2 batatas por pessoa)
- 2 ovos inteiros
- 2 colheres de (sopa) de manteiga sem sal
- sal à gosto
- farinha de trigo até dar o ponto


passo a passo de como fazer o nhoque



Preparo:

Pegue as batatas cozidas e espremidas  e coloque a manteiga e o sal, se preferir pode cozinhá-las na água salgada, depois é só experimentar e se necessitar coloque mais um pouco. Depois coloque os ovos e a farinha de trigo aos poucos  até sentir que você consegue fazer as minhoquinhas e cortar as bolinhas do nhoque, não coloque farinha demais senão a massa ficará muito dura, lembre-se o nhoque é de batata e não de farinha, a massa tem que ficar leve e desmanchar na boca!
Coloque água numa panela e deixe ferver, depois vá colocando as bolinhas do nhoque para cozinhar, leva apenas alguns segundos, retire quando as bolinhas começarem a subir, isso significa que elas já estão cozidas. Pegue um refratário e coloque azeite no fundo e vá colocando os nhoques cozidos, sempre misture com delicadeza para que eles não fiquem grudados. Depois é só jogar o molho de sua preferência e servir bem quentinho.


nhoque

Pode ser molho branco, de tomate, a bolonhesa etc...
Eu já coloquei a receita do meu molho de tomate no blog (molho de tomate caseiro), mas para comer esse molho com nhoque eu prefiro batido, então é só fazer como explica a receita e bater no liquidificador.


prato com nhoque ao sugo




Agora convide a família para comer um maravilhoso nhoque e divirta-se!



Bom apetite!

Vó com carinho pra você, te amo!















Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...