Estes alimentos podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia, entre os quais estão serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.
O mais estudado neurotransmissor é a serotonina. Sua produção pode ser aumentada com o consumo de alimentos ricos em triptofano - um dos aminoácidos essenciais - e carboidratos. É por isso que quando alguém está chateado ou triste e come um doce, tem a sensação de que melhorou.
Vamos conhecer alguns alimentos que podem ajudar a melhorar e manter o astral.
Ovo
Um dos benefícios do ovo é a alta concentração de colina, substância que age na formação e manutenção da memória e na sensação de bem-estar, além de melhorar as funções cognitivas e a coordenação motora.
Banana
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É uma ótima opção de lanche rápido.
Espinafre
Além da clorofila nas folhas – que torna o espinafre um alimento desintoxicante, o vegetal também tem ácido fólico e vitamina B na composição, substâncias que agem na formação de serotonina e ajudam a combater o estresse.
Alface
Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.
Castanha
Nozes, castanhas, amêndoas e castanha-do-pará são alimentos ricos em antioxidante, quecombinados à concentração de proteínas e sais minerais agem no combate ao estresse. Além disso, essas oleaginosas são ricas também em triptofano,o que auxilia na elevação do humor.
Pimenta
A pimenta, especialmente a vermelha e a malagueta, contém substâncias capazes de aumentar os níveis de endorfina, hormônio relacionado ao prazer e à sensação de bem-estar.
Aveia
O cereal integral também é rico em triptofano, que age na formação da serotonina, e em aminoácidos, que são benéficos para acelerar a liberação desse hormônio no organismo.
Leite
Também é fonte de tripotofano e fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.
Laranja
Além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.
Arroz integral
Rico em vitamina B1 e importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.
Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.
Vale a pena lembrar que ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal é alimentar-se seis vezes ao dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.