Cuidados com os pés.


Heloisahellena
Os pés são à base de sustentação do nosso corpo, eles trabalham o dia inteiro e por isso merecem cuidados especiais e descanso, mesmo que tenham sido feitos para aguentar a pressão exercida pelo peso do corpo.
No verão gostamos de estar com os pés bonitos e bem cuidados, não é verdade¿ Mas para que eles fiquem com uma aparência apresentável é necessário dar uma atenção especial a eles.
Pequenos cuidados fazem toda a diferença.
Lave muito bem os pés, não basta deixar que escorra a água durante o banho, passe a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.

Hidrate os pés diariamente. Use produtos emolientes próprios para essa região. A hidratação é essencial para mantê-los saudáveis e ainda evita que ocorra o engrossamento da pele, o ressecamento, a descamação e até mesmo rachaduras e sangramento. Pés ressecados favorecem a ocorrência de infecções por fungos e bactérias.


Use calçados confortáveis. Para sapatos fechados, como tênis, procure usar meias de algodão, que absorvem melhor a transpiração.

Quando for necessário (quase sempre) utilizar sapatos sociais de salto, opte por modelos adequados ao formato do seu pé, que não apertem, evitando a formação de bolhas, calosidades ou até mesmo deformidades, como o joanete.


Apare as unhas, em média a cada 15 dias. Use tesoura, alicate ou lixas. Prefira o corte reto, ele evita que as unhas encravem.
Se possível, deixe as unhas sem esmalte por um dia na semana e hidrate-as com óleos apropriados, aproveite para examinar o aspecto das unhas e, se houver qualquer alteração peça avaliação de um dermatologista.

Evite lixar os pés com frequência, esfoliar uma vez por semana seguida de hidratação é suficiente para que eles fiquem bonitos e saudáveis. Nos casos em que já existe um engrossamento significativo da pele, use a lixa ocasionalmente. Aproveite para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão aplicando o creme esfoliante para suavizar seus pés e, em seguida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.
Quando for a praia, use protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, eles também merecem cuidados e proteção. Além de tudo, isso pode evitar que a pele fique ressecada.


Não deixe de andar descalço, é uma boa maneira de exercitar os pés dando liberdade para a transpiração e ativando a circulação.
E escolha sua pedicure/podóloga com atenção. Procure ter seu próprio alicate e os demais itens devem ser descartáveis.


                                                                      by HH

Comentários

Postagens mais visitadas