segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PIPOCA, RICA EM FIBRAS E ANTIOXIDANTES

Ótima companheira dos filminhos em casa e no cinema, apesar de deliciosa, a pipoca tem fama de vilã e inimiga da saúde e da boa forma, mas o que poucos sabem é que, se prepararmos de modo correto, oferece benefícios e não pesa na balança.
Consumida em quantidade moderada pode estar relacionada à
 perda de peso, depois de estourada tem amido resistente que é um ótimo tipo de carboidrato e não deixa a taxa de açúcar do sangue subir rápido prevenindo o diabetes além de garantir a saciedade por mais tempo. 

Além de fibras, ela tem ação antioxidante, rica em polifenóis possui quantidade maior que uma porção de frutas e verduras. Inibe a ação do radicais livres diminuindo o envelhecimento precoce, doenças cardíacas, a oxidação do colesterol e o câncer. 
Isso acontece porque a pipoca possui de 4% de água, enquanto que os polifenóis são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. 100 gramas de pipoca por dia supre 13% das necessidades diárias a serem ingeridas.
Mas não podemos esquecer que os vegetais, na nossa alimentação são fontes de vitaminas como a vitamina C, e carotenóides, entre outros nutrientes muito indispensáveis para a manutenção da nossa saúde.
A pipoca também possui ácido fólico, importante para mulheres na idade fértil e ajuda a proteger o coração. Com pequenas quantidades de minerais como potássio e fósforo, age no sistema nervoso, na formação dos ossos e na manutenção dos músculos.
Só que o objetivo do seu consumo, não é a substituição das refeições noturnas por uma porção de pipoca, não existe nenhum estudo que comprove a sua eficiência no seu auxilio do emagrecimento. O ideal é consumir pequenas quantidades -1 xícara de chá de pipoca- em um dos lanches entre as principais refeições. Como nós sabemos, para uma perda de peso saudável, uma dieta balanceada é necessária.
E o preparo? Com muito óleo, manteiga e muito sal, ela se transforma em uma bomba calórica. As de microondas também não são recomendadas pois possuem duas vezes mais calorias do que as preparadas no vapor.

O melhor jeito de preparar é colocar o milho mum recipiente, um pouco de água e um pouco de sal. Leve ao fogo ou ao microondas para estourar de uma forma mais saudável. Se quiser, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim, o uso destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada além de ficar bem saborosa. 

Silvia P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...