terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CHÁ- HISTÓRIA, CULTURA E PRAZER

A história mais antiga que ouvimos contar sobre a origem do chá diz que certa vez o imperador chinês Shên Nung estava passeando em seu jardim quando pediu que seus empregados lhe servissem um pouco de água quente, então ele decidiu sentar-se embaixo de uma árvore quando de repente uma folha caiu dentro da sua xícara e mudou o sabor daquela água , sem perceber o imperador bebeu e gostou muito. Independentemente dessa história ser verdadeira ou não ela é encantadora.
 
 
 

 
O habito de tomar chá é muito antigo e vem desde o século III a.C. Na China a tradição de tomar chá ficou mais evidente durante a dinastia Tang quando esse costume se popularizou e se tornou a bebida mais importante.
O Japão também se rendeu ao sabor do chá, pois através dos monges budistas essa bebida foi introduzida no país. No início as responsáveis por fazer a apresentação e servir o chá no Japão eram as Gueixas, elas demoravam muito tempo para aprender a cerimônia Chanoyu (água quente para o chá)  e haviam torneios com prêmios bem generosos como joias e seda. Hoje em dia ainda existe  a cerimônia do chá, ela pode ser simples acompanhada de doces e salgados japoneses ou mais completa com refeições inteiras, pode durar até quatro horas. Muitas casas de chá no Japão recebem turistas do mundo todo. 
Portugal foi um dos primeiros países a fazer o uso do chá no ocidente, depois disso outros países foram se interessando por esse costume.
 
 
 
 
Quando pensamos em chá além do Japão e China sempre nos vem a mente a Inglaterra, isso porque a   princesa portuguesa Catarina de Bragança  ao se casar com o rei Carlos II da Inglaterra fez a apresentação do chá para a eles, esse país por sua vez se tornou um grande importador dessa maravilhosa bebida que vinha da China e Índia.
Hoje em dia vários países tem costume de servir o chá, pode ser acompanhado de bolos, tortas, biscoitos ou após as refeições, pois é muito digestivo. Na cultura japonesa se repararmos nas xícaras  tradicionais veremos que elas não tem alça, isso se deve ao fato de que é importante tomarmos cuidado com a temperatura do chá, ele não deve ser muito quente, precisamos conseguir segurar a xícara sem nos queimar, a temperatura deve ser agradável. Se não machucar por fora, não fara mal por dentro, interessante não é? 
 
 
 
 
Existem várias maneiras de se beber chá hoje em dia, em países tropicais como no caso do Brasil, o chá pode ser servido morno ou frio, principalmente durante as estações quentes.
Uma xícara de chá é muito convidativa, além de ser uma delícia faz bem a saúde. Muitos chás tem efeitos medicinais, é muito normal escutarmos que o chá de camomila, cidreira e maracujá ajudam a dormir bem.
Os chás de hortelã, carqueja e sálvia são digestivos, os chás de casca de maça, goiaba e casca de romã são antidiarreicos, existem muitas receitas caseiras, mas é muito importante conversar com um médico antes de fazer uso de  qualquer chá com a finalidade terapêutica, pois nem sempre ele é indicado para o seu caso.
 
 
 
 
Além desses chás existem os florais e frutados, eles são extremamente perfumados e muito gostosos.
É importante que o chá seja tomado na hora que for feito, dessa maneira ele não perde as propriedades que fazem bem para o organismo. Ele é muito fácil de ser preparado, basta aquecer a água, colocar as ervas, elas podem ser soltas ou de saquinho e esperar que a infusão aconteça. O perfume e o sabor são muito agradáveis.
Colocar uma linda mesa, usar uma louça bem bonita para servir um chá também pode ser considerado um ritual. Hoje em dia nos mercados e lojas especializadas existem muitas xícaras bonitas.
 
 
 
E agora? Qual vai ser o seu chá?
 
 
Aproveite!
 
Andréa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...