quarta-feira, 23 de março de 2016

Fios de ovos


Quando eu tinha 19 anos minha avó me chamou na cozinha e disse que iria me ensinar a fazer os seus famosos fios de ovos, ela cozinhava muito bem e só fazia coisas gostosas, era muito caprichosa em tudo e sabia receber como ninguém. Hoje em dia com idade avançada já não cozinha mais, mas me ensinou muitas coisas gostosas e os fios de ovos modéstia parte são a minha especialidade.


Ganhei dela o funil de ferro com cabo de madeira e três bicos ,  até hoje ele funciona muito bem e olha que esse funil tem mais de 50 anos!
Procurei montar um passo a passo para facilitar, mas esse doce requer calma e paciência, pode ser que você não consiga fazer de primeira, não desanime, basta praticar!
A primeira coisa a fazer é a calda, os fios de ovos devem ficar brilhantes e para isso uma boa calda é essencial. Forre o seu fogão com papel alumínio, o açúcar costuma evaporar e deixar  melado a área em volta da panela, dessa vai ficar mais fácil na hora de limpar tudo no final.







Ingredientes para a calda:
- 1  litro e meio  de água
- 1 quilo de açúcar
- cravos
Preparo:
Coloque a água numa panela rasa, pode ser uma frigideira, mais ou menos três dedos de altura, isso vai facilitar na hora de fazer os fios.
Coloque o açúcar e dê uma mexida, depois não mexa mais, coloque uma colher de chá de cravos, ele serve para aromatizar a água e tirar o cheiro do ovo, mas não se preocupe os fios de ovos não ficam com gosto de cravo.
Deixe a calda ferver até ficar bem brilhante (o ponto ideal da calda começa a aparecer uns 20 minutos depois da fervura).Enquanto a calda está sendo prepare as gemas.
Pegue 24 ovos e separe as gemas das claras, as claras podem ser congeladas em potes de vidro e quando quiser fazer suspiros ou um lindo pudim de claras, já sabe, é só descongelar e usar.
Pegue então as gemas separadas e passe-as numa peneira bem fina, vá delicadamente mexendo com uma colher, na peneira ficarão aquelas películas que envolvem as gemas e que dão o cheiro característico dos ovos.
Antes de iniciar, faça um teste para ver se a calda já está no ponto, coloque um pouco da gema e veja se ela fica brilhante, se ficar esbranquiçada a calda ainda não está no ponto certo.
Feito isso e a calda estando pronta, pegue o funil e coloque uma concha das gemas e vá despejando na calda fervente com uma mão e com a outra vá puxando os fios bem devagar com a ajuda de um garfo grande, assim eles não se quebram, faça isso bem devagar e delicadamente. Os fios irão cozinhas na parte da fervura, onde ficam as bolinhas. Quando acabar as gemas do funil, deixe cozinhar por alguns segundos e retire com cuidado e coloque numa travessa, vá fazendo vários montinhos com os fios de ovos. Repita essa operação várias vezes e quando você achar que a calda está ficando muito grossa ou suja nas laterais coloque um pouquinho de água, retire a sujeira da lateral (parece uma espuma marrom, é a sujeira do açúcar), depois deixe a calda voltar a ferver para colocar as gemas novamente. Não se preocupe porque o ponto da calda não se perde mais, ela vai ficar bem até o final.


Depois que os fios estiverem frios, com as mãos dê uma apertada em cada montinho para retirar o excesso de calda e delicadamente vá abrindo com os dedos e soltando os fios, coloque num refratário e leve na geladeira coberto com filme plástico.
Na hora de servir é só deixar alguns minutos fora da geladeira, esse doce é mais gostoso fresco e não gelado.

Fios de ovos combinam muito com bolos , principalmente o de nozes, vai muito bem com sorvete ou mousse de chocolate, ou seja, vai bem com todas as coisas gostosas!



Aproveite a Páscoa que está chegando e tente preparar esse doce, todos irão gostar e o sucesso será garantido!
*O funil é fácil de ser encontrado em lojas especializadas em confeitaria.
*Vou fazer em breve e complementarei essa postagem com um video para ilustrar melhor o passo a passo.

Boa sorte e Boa Páscoa!

Um beijo
Andréa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...