sexta-feira, 18 de março de 2016

Fuja do sal e inove com ervas e especiarias

Na hora de fazer aquela comidinha deliciosa, o sal, a cebola e o alho são os temperos mais usados por quase todas. Que tal experimentar novos sabores, aromas e cores e transformar os pratos comuns em pratos deliciosos?
Usando algumas ervas e especiarias isso é possível, além de tornar sua alimentação mais saudável, pois podemos diminuir a quantidade de sal na comida.
Algumas dessas ervas, usadas na culinária do dia a dia, vão surpreender:
Louro: muito conhecido na hora de temperar o feijão, mas pode também ser usado em caldos, assados, carne refogada, molhos. Aguenta bastante na hora do cozimento sem perder sua propriedades, diferente de várias outras ervas.
Orégano e Manjerona: são ervas bem parecidas quando estão frescas. Ficam bem em molhos de tomate, carnes e em pratos com queijo derretido.
Alecrim: possui sabor forte e por esse motivo tem que ser usado com cuidado para que o excesso nó domine o sabor do prato. É ótimo em carnes vermelhas, frango, carne suína e em legumes assados. A batata fica uma delícia quando assada com ramos e alecrim. 
Hortelã: um pouco mais forte e ardida que a menta, combina bem quando usada na carne de cordeiro. Seu frescor combina com as bebidas de verão além de ser usada para enfeitar sobremesas.
Salsinha: a salsinha tem seu sabor suave, fresco e combina com tudo mas só deve ser adicionada na finalização dos pratos.
Coentro: tem sabor forte como o alecrim por isso temos que usá-lo com cuidado. Combina bem com peixes e frutos do mar. Nas saladas dá um toque especial.
Tomilho: o tomilho combina muito bem com as carnes de sabores fortes.
Dica: pode ser usado em doces também.
Sálvia: seu
sabor é forte e combina tanto com massas como com carne suína.
Manjericão: um tempero característico da culinária italiana, combina muito bem com molho de tomate e legumes como abobrinha, berinjela, abóbora e batata.
Cebolinha: perfeito para decorar pratos, traz um sabor especial para omeletes, arroz e batatas. É muito usada na culinária japonesa.
Para conservarmos o aroma e sabor dos temperos, devemos guardar em potinhos bem fechados e em locais secos e frescos. No caso das ervas frescas, guarde na parte de baixo da geladeira em saquinhos plásticos para durarem mais.
Outra dica é fazer uma horta de temperos, que ficam lindas em vasos de diferentes dimensões. Assim terá sempre seu tempero fresquinho na hora de fazer aquela comidinha gostosa.


Silvia P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...