Fuja do sal e inove com ervas e especiarias

Na hora de fazer aquela comidinha deliciosa, o sal, a cebola e o alho são os temperos mais usados por quase todas. Que tal experimentar novos sabores, aromas e cores e transformar os pratos comuns em pratos deliciosos?
Usando algumas ervas e especiarias isso é possível, além de tornar sua alimentação mais saudável, pois podemos diminuir a quantidade de sal na comida.
Algumas dessas ervas, usadas na culinária do dia a dia, vão surpreender:
Louro: muito conhecido na hora de temperar o feijão, mas pode também ser usado em caldos, assados, carne refogada, molhos. Aguenta bastante na hora do cozimento sem perder sua propriedades, diferente de várias outras ervas.
Orégano e Manjerona: são ervas bem parecidas quando estão frescas. Ficam bem em molhos de tomate, carnes e em pratos com queijo derretido.
Alecrim: possui sabor forte e por esse motivo tem que ser usado com cuidado para que o excesso nó domine o sabor do prato. É ótimo em carnes vermelhas, frango, carne suína e em legumes assados. A batata fica uma delícia quando assada com ramos e alecrim. 
Hortelã: um pouco mais forte e ardida que a menta, combina bem quando usada na carne de cordeiro. Seu frescor combina com as bebidas de verão além de ser usada para enfeitar sobremesas.
Salsinha: a salsinha tem seu sabor suave, fresco e combina com tudo mas só deve ser adicionada na finalização dos pratos.
Coentro: tem sabor forte como o alecrim por isso temos que usá-lo com cuidado. Combina bem com peixes e frutos do mar. Nas saladas dá um toque especial.
Tomilho: o tomilho combina muito bem com as carnes de sabores fortes.
Dica: pode ser usado em doces também.
Sálvia: seu
sabor é forte e combina tanto com massas como com carne suína.
Manjericão: um tempero característico da culinária italiana, combina muito bem com molho de tomate e legumes como abobrinha, berinjela, abóbora e batata.
Cebolinha: perfeito para decorar pratos, traz um sabor especial para omeletes, arroz e batatas. É muito usada na culinária japonesa.
Para conservarmos o aroma e sabor dos temperos, devemos guardar em potinhos bem fechados e em locais secos e frescos. No caso das ervas frescas, guarde na parte de baixo da geladeira em saquinhos plásticos para durarem mais.
Outra dica é fazer uma horta de temperos, que ficam lindas em vasos de diferentes dimensões. Assim terá sempre seu tempero fresquinho na hora de fazer aquela comidinha gostosa.


Silvia P.

Comentários

Postagens mais visitadas