Vitamina C e seus benefícios.


Estudos mostram que a vitamina C é capaz de melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico, aumentando as defesas e ajudando de forma eficaz, a prevenir gripes e resfriados. Mas não é apenas por isso que ela é uma das vitaminas mais conhecidas, a Vitamina C possui vários benefícios para a nossa saúde.
Seu nome técnico é acido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água). Nosso organismo utiliza o que necessita e elimina o seu excesso. Nós não fabricamos a vitamina C, temos que obtê-la através da alimentação e da suplementação.





BENEFÍCIOS
  • Melhora a imunidade, fortalecendo o sistema imunológico e deixando nosso corpo menos suscetível à doenças;
  • Aumenta a absorção de ferro durante as refeições, prevenindo a anemia;
  • Essencial para a produção natural do colágeno pelo organismo, evitando o  envelhecimento da pele; 
  • Rica em antioxidantes, evita a formação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento da pele e prevenindo o câncer;
  • Envolvida em cicatrização, fraturas, contusões e sangramento de gengiva;
  • Diminui o estresse pois é essencial para a produção de hormônios de resposta ao estresse como o cortisol, histamina e norepinefrina;
  • Contribui para a melhorar o humor. Isso acontece porque a vitamina C é importante para a produção de neurotransmissores como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina, que regulam o nosso humor.
  • A vitamina C é importante na produção de carnitina, substância responsável pelo transporte de gorduras para serem queimadas e transformadas em energia, o  que contribui para a queima de gorduras.  
As frutas, legumes e verduras são as melhores fontes de vitamina C. Abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos são exemplos de frutas e os legumes e verduras são: pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião, alface.
Para alguns especialistas o excesso do seu consumo pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances do aparecimento de cálculos renais.
Mas para que ocorram problemas com a vitamina C é necessário ingerir quantidades maiores que 1 grama por dia por um longo período e chegar a esses valores por meio da alimentação é muito difícil, por isso o principal problema do excesso são os suplementos. 
Investir em uma alimentação saudável é sempre a melhor forma de conseguir os nutrientes essenciais para o nosso organismo.


Silvia P.

Comentários

Postagens mais visitadas