quarta-feira, 18 de maio de 2016

Os animais e os Florais de Bach


Os animais tem muita sensibilidade  e algumas vezes é possível  perceber os sentimentos que eles transmitem, pode ser medo, ansiedade, depressão, tristeza, ciúme, raiva, entre outros.


                               

Muitas vezes as reações de alguns animais são muito evidentes, pois eles conseguem expressar o que estão sentindo, basta ficarmos atentos ao seu comportamento, falta de apetite, sonolência demasiada, assustar sem motivo aparente, ficar quieto num cantinho e não fazer festa quando chegamos em casa, agressividade repentina, se esconder de uma visita, começar a tremer, lamber as patas em excesso e as vezes se morder até se machucarem.


                     

 Cuidar de um bichinho é muito mais complexo do que podemos pensar, eles tem que ser observados, assim como as crianças.
A  medicina é o maior aliado, por isso consultar um veterinário é importante, manter as vacinas em dia e garantir a saúde física. Em outros casos  para tratar o emocional de um animal os florais podem ser muito eficazes.
Os animais de estimação, geralmente cachorros e gatos tem a capacidade de captar os sentimentos dos próprios donos (pais), funciona como um espelho, eles conseguem absorver o comportamento e os sentimentos e só conseguem externar mudando o seu modo de agir, isso causa um enorme desconforto, não só nos animais, mas também no funcionamento de toda a casa. Existem casos de tratamentos com florais que tratamos o dono junto com o cachorro ou gato, um ajudando o outro, o resultado é incrível.


                                

Sabem aquele ditado que diz “O cachorro é o espelho do dono”, pois é isso é verdade mesmo.
Os Florais de Bach tratam os sentimentos contrários, então se temos medo, vamos dar segurança, se temos raiva, vamos tratar com amor e assim por diante.Isso é chamado de virtude oposta.
Um exemplo muito comum é aquele animal muito apegado ao dono, na maioria das vezes ele quer ficar grudado, aonde quer que o dono vá ele está junto, é como se fosse uma sombra. Podemos achar que nesse caso é amor demais, mas na verdade o animal pode estar querendo mais atenção. Gostar muitas vezes de um animal de estimação não é apenas trata-lo bem com alimento e água, mas sim dar carinho, elogiar o bom comportamento e saber reprimir quando necessário. Os animais assim como as crianças precisam ter limites.
Os cachorros e gatos são os animais mais comuns de se ter em casa e se observarmos com atenção muitas vezes eles falam com os olhos, conseguem nos mostrar que algo está incomodando ou doendo, é fácil perceber.

                                  

Alguns casos de comportamento agressivo podem demonstrar proteção, os animais percebem quando alguém poderá nos fazer mal e eles querem nos proteger, se for medo podemos aliviar com o uso de florais assim como qualquer outra questão relacionada com o emocional do animal, até um susto pode ser tratado de imediato trazendo conforto e calma na situação.
Podemos usar florais também para tratar lesões de pele, nesse caso fazemos uma loção ou creme para ser aplicado diretamente do local machucado.
Cachorros retirados de abrigos e que tem histórico de maus tratos podem e devem ser tratados com floral, estudos afirmam que três meses de terapia diária garante o bem estar do animal, eles voltam a se socializar e brincar novamente.


                                 


O floral pode ser dado em gotas, nesse caso quatro gotas quatro vezes ao dia diretamente na boca do animal ou colocado no pote de água, mas essa água deve ser trocada em cada dose. Podemos usar também borrifadores para espalhar o floral nos ambientes dos animais.
 Procure farmácias especializadas para obter orientação para medicar seu animal da melhor maneira, mas lembre-se, muitas vezes o culpado pelo comportamento do seu animal de estimação é você mesmo, e sabendo disso fica mais fácil tratar ambos conjuntamente, como expliquei acima. Já existem florais de Bach prontos para seu animal de estimação, eles são feitos sem o uso do álcool, muitas vezes no lugar é usado vinagre de maça.
Considero o uso de florais para os animais essenciais tanto para tratar problemas existentes e evidentes como também trazer conforto em situações inexplicáveis e que de início não conseguimos detectar.


                            

Indico como terapeuta floral o Rescue para ajudar em todas as situações (medo, tristeza, susto, agitação) faça o uso até o animal demonstrar melhora.
Se for uma situação mais específica sugiro procurar um profissional.
Vamos cuidar dos nossos bichinhos!

Um beijo
Andréa.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...