Atividade física na terceira idade


Todos sabemos que fazer atividade física traz uma quantidade enorme de benefícios para a saúde além de melhorar a qualidade de vida. 
Na terceira idade a prática de atividade física torna-se grande aliada pois previne e retarda o processo de envelhecimento do corpo.
Conforme os anos passam, perdemos massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, além de aumentarmos a gordura corporal. E mais uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo também acontece. A composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural e outras funções orgânicas também sofrem modificações.
Com a prática a atividade física os efeitos causados pela idade diminuem e garantem o bem estar e a qualidade de vida do idoso. Assim, manter-se ativo é muito importante. 
Além do aumento da força muscular, muitas são as vantagens existentes:
  • Aumenta a autonomia e sensação de bem-estar
  • A coordenação motora e o equilíbrio melhoram bastante
  • Melhora e mantém a flexibilidade
  • Controla o peso corporal
  • Diminui a ansiedade e depressão
  • Ajuda no tratamento e prevenção de doenças
  • Promove a sociabilidade
  • Aumenta a independência pessoal, dentre outras
É bastante importante que o idoso escolha uma atividade que lhe dê prazer para manter regularidade e não abandoná-la. Experimentar verias atividades diferentes é uma dica para encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil.


Silvia P.

Comentários

Postagens mais visitadas