terça-feira, 20 de outubro de 2015

Razões para apreciar o café.



O café é uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como planta de sub-bosque. A região de Cafa pode ser a responsável pelo nome café. Segundo uma das "lendas" da descoberta do cafeeiro, um pastor etíope foi quem percebeu que algumas de suas cabras mudaram seu comportamento após fazer uso de folhas da planta de café em sua alimentação, influenciando no comportamento de monges que o observaram.

Lendas a parte, o café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é com certeza a melhor maneira de começa o dia. Uma xícara de café pode lhe trazer mais disposição e energia e afastar aquela preguiça da segunda feira, ou seja, muitas vezes é tudo que você precisa para começar bem o dia. O que muitas pessoas não sabem é que uma dose de café trás muitos benefícios para seu dia a dia.

O café fornece energia instantânea, sensação de rejuvenescimento. Existem vários tipos e sabores de sementes de café no mercado, assim o consumidor pode escolher de acordo com seu gosto. Café quente pode ser consumido pela manhã, para obter um aumento de energia, e quando chega o calor do verão podemos optar por uma versão fria para combater o calor.
Engana-se quem pensa que o café é um grande vilão da saúde. Na verdade, o líquido pode ser um aliado do seu corpo e mente, quando tomado em uma quantidade moderada, é claro. Segundo estudos existem algumas vantagens em consumir a bebida pela manhã, depois do almoço e o longo do dia sem sentir culpa!

- Aumenta os níveis de energia e faz você se sentir menos cansada.
- Ajuda a queimar gordura por causa da cafeína e eleva a taxa metabólica.
- Ao contrário dos refrigerantes, o café não contribui para o aumento da pressão arterial.
- Eleva a adrenalina na corrente sanguínea, o que significa que você estará mais apta a praticar atividades físicas.
- O café é uma grande fonte de antioxidantes, os quais protegem sua pele, sistema imunológico, coração, olhos e outras partes do seu corpo.
- Pessoas que bebem café com frequência têm menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson.
- O cheiro do café já ajuda a diminuir o estresse.
- Café é uma bebida com pouquíssimas calorias.
- O café ajuda o seu cérebro a trabalhar de forma mais eficiente.
- Beber café durante o dia diminui em 21% o risco de desenvolver doenças de coração.
- A bebida irá deixá-la mais feliz e pode ajudar no combate a depressão.

Café é tudo de bom, e quando podemos reunir as amigas para conversar e tomar um café fica ainda melhor, como diz minha amiga Andrea o “café terapia” precisa fazer parte da nossa agenda semanal.
Não podemos esquecer que, tudo que é usado em excesso pode trazer danos a saúde, e com o café não é diferente, então fique atento e nada de exagero.
Aprecie com moderação!
                                                            Helô H







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...