terça-feira, 27 de outubro de 2015

Equilíbrio


Esta simples palavra diz muito sobre nós, envolve tanta disciplina, personalidade, força de vontade, persistência e coragem, que as vezes posso arriscar a dizer que quase ninguém leva uma vida equilibrada e saudável.
Não só nos relacionamentos mas também na vida, o equilíbrio é importante para a saúde física e emocional. Especialistas dizem que ele é tão importante para nossa vida quanto a água. 
Nós mulheres sofremos mais que os homens para nos mantermos bem, somos “seres hormonais”, sofremos tanto com alterações de hormônios durante o mês que fica muito difícil manter a harmonia entre tantos sentimentos. Além disso, temos inúmeras tarefas a cumprir: mãe, esposa, amante, profissional, e somos mais cobradas do que eles no dia-a-dia. 
Essa oscilação hormonal divide o ciclo menstrual em fases bem distintas, marcadas por instabilidade emocional e física, refletindo diretamente no nosso comportamento e disposição. Por isso, na TPM (tensão pré-menstrual), devemos procurar relaxar, realizar exercícios, como alongamento e caminhadas, evitar o consumo de álcool, sal e açúcar refinado, pois eles favorecem a retenção de líquido no organismo.
Uma vida desregrada, pode causar doenças e o estresse é a resposta do corpo ao aumento de tensão.
O desequilíbrio é gerado por várias alterações no nosso organismo, e a ansiedade ajuda para essa desorientação. Em excesso, ela, ao invés de nos preparar para lidar com situações que causem danos, ela nos paralisa, impedindo a tomarmos decisões que nos sejam favoráveis. Exercícios de respiração, ajudam a buscar novamente o equilíbrio do organismo e a controlar a ansiedade.
Encontrei uma lista com dicas que podem nos ajudar a encontrar o equilíbrio diante várias situações:

pratique exercícios físicos regularmente;
mantenha uma boa alimentação;
evite situações que levam ao estresse;
mantenha um sono reparador;
não fume;
escreva em uma seus compromissos e o que sente, para se organizar e exteriorizar seus medos e anseios;
cultive a postura do autoconhecimento;
faça uma atividade em que você dispense grande energia (é uma forma de extravasar).

Encontrar o equilíbrio emocional não precisa ser um trabalho difícil, precisamos de pequenas mudanças internas que nos ajudarão a aceitar e a controlar as nossas emoções. E claro que levando uma vida mais saudável e equilibrada teremos melhorias em todos os pontos das nossas vidas, trabalho, família, amigos, esportes, saúde e etc.


Silvia P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...