Alimentos que ajudam no sono.


Para dar continuidade aos textos que abordei nessa semana, vou falar sobre os alimentos que nos ajudam a ter uma ótima noite de sono. 
Algumas pessoas mesmo cansadas, chegam a noite e tem dificuldades para dormir. Acordar mal-humorada, cansada, irritada, com dores no corpo, sentido que o sono não foi restaurado leva a diminuição da sensação de bem-estar durante o dia, altera o estado de ânimo e de motivação, diminui a atenção, a energia, a concentração e aumenta a sensação de fadiga. 
Muitos fatores levam você a ter insônia ou a dormir mal. Alimentos muitos gordurosos ou muito pesados, dificultam a digestão assim como os estimulantes, ricos em cafeína, e os doces e guloseimas.
A solução pode estar nos alimentos que você ingere antes de dormir. 

O triptofano tem papel importante na produção de serotonina e melatonina, hormônios que são responsáveis pelo sono. Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, aveia, banana e leguminosas. 
As vitaminas do complexo B e o magnésio, estão envolvidas na produção de serotonina e melatonina. A vitamina B está presente em frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral. 
Comer doces ou açúcar a noite têm uma liberação muito alta de glicose e, com isso, uma liberação maior de insulina. O pico glicêmico pode vir a cair rapidamente durante a noite e isso pode deixar a pessoa mais agitada e ela não vai conseguir ter um sono tranquilo. Por isso a ingestão de carboidratos a noite é importante. Eles favorecem a liberação de insulina que favorecem a limpeza de aminoácidos circulares no sangue.
Algumas fontes de carboidratos são pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta.
As carnes vermelhas  aumentam a quantidade de um aminoácido chamado tirosina, que induz o estado de alerta além do trabalho digestivo ser bem maior.

Assim, uma alimentação saudável, aliada a exercícios e disciplina de horário para dormir, é uma arma poderosa contra a insônia. Se nada disso resolver, um chá de camomila é uma ótima sugestão, essa florzinha tem efeitos relaxantes, ameniza a ansiedade e diminui a depressão. 


Beijos e bons sonhos!
Silvia P.

Comentários

Postagens mais visitadas