Não gostar de musculação não pode ser desculpa para não se mexer. Que tal experimentar algo diferente?



Se você não gosta de musculação não precisa mais inventar desculpas para não se mexer. Existem muitas outras opções de atividade física para todos os gostos e idades. Mesmo que para você pareça um castigo, vale a pena lembrar que manter o corpo em movimento não é uma questão de moda ou busca pelo corpo perfeito, em primeiro lugar devemos pensar na saúde e bem estar do corpo e da mente. Muitas pessoas tem uma primeira experiência ruim com academia/musculação e desistem de tentar outra atividade. Hoje vamos dar algumas dicas de atividades para fazer que fogem da tradicional musculação, uma delas com certeza vai te agradar, seja você tranquilo ou agitado.
E mais uma vez eu digo que não gostar de academia não é desculpa para não se exercitar, e não gostar de uma ou outra atividade também não. Espero que as sugestões acima ajudem a escolher, e se não é nada disso que você procura faça uma pesquisa, experimente, se arisque, quem vai sair ganhando é você. Lembre se quem não tem tempo para cuidar da saúde acaba tento que encontrar tempo para cuidar de alguma doença. Você merece esse cuidado!
Vou começar essa lista com uma da atividade que pratico e amo, confesso que, tive que superar certos preconceitos, mas se eu não tivesse deixado esse “pré-conceito” de lado não teria descoberto algo que me faz tão bem. Vamos a lista?


Pilates
Essa é uma atividade totalmente sem monotonia. (ao contrario do que muitos imaginam) As aulas de Pilates variam entre exercícios de solo, com a bola e nos aparelhos, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive aquelas acometidas com problemas ósseos, como a osteoporose, ou até dores crônicas, crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos. Todos podem praticar como já foi dito aqui. Vá até um Studio e faça uma aula experimental, aposto que depois disso você vai se apaixonar. Não se esqueça de vir aqui contar como foi.


Yoga
Essa é uma daquelas atividades que trás bem estar e calma interior, mas não se engane, dentro das suas condições físicas trás também inúmeros para o corpo, como força, equilíbrio e alongamento. Para os praticantes de yoga os grandes benefícios dessa pratica são as transformações mentais e psicológicas. Eu já pratiquei e recomendo, mas procure por profissionais habilitados sempre, não só para essa atividade, mas qualquer uma que escolher é muito importante que uma pessoa com formação adequada te ensine.



Ballet clássico
Muita gente acha que ballet é só para quem começa quando criança, mas hoje em dia quase todas as academias oferecem aulas também para adultos. Quem gosta da arte e já se imaginou dançando em cima da sapatilha de ponta, fazendo passos como plié e grand jeté pode realizar este sonho, independente da idade.
 Ballet fitness
Abdominais, agachamentos e exercícios localizados com movimentos inspirados no ballet clássico. As aulas são feitas de sapatilha, com apoio nas barras e foco na postura, mas não é uma aula de dança, a intenção é tonificar os músculos de uma forma diferente e mais empolgante do que os exercícios comuns de academia. A academia que eu frequento vai lançar essa modalidade em breve, e depois venho aqui contar detalhes para vocês.


Crossfit
Atividade super intensa, mas todo mundo que faz diz que ama e não troca por nada. Envolve vários tipos de exercícios misturados, como corrida, levantamento de peso, agachamento, exercícios com bolas, cordas, barras, argolas, elásticos e correntes. As aulas variam muito, inclusive podem ser feitas no espaço fechado ou ao ar livre, por isso, ao contrário da academia, é difícil enjoar do Crossfit. Nem todos podem praticar esta modalidade, eu sempre digo, mas, acho que nunca é demais, procure um bom profissional antes de sair levantando pneus ok.



Basquete/ Vôlei/futebol
Dá pra juntar alguns amigos e jogar na quadra do parque ou procurar escolas ou grupos que ensinam e jogam juntos com frequência. É um esporte que quase todo mundo gosta, bastante agitado e que trabalha o corpo inteiro.

Corrida
Tem muita gente apaixonada por corrida por aí, e é praticamente impossível não conhecer alguém que pratica e adora. O esporte vem ganhando cada vez mais adeptos e não é pra menos: é uma atividade prazerosa, relaxante e que pode ser praticada em lugares diferentes: na esteira, no parque, na praia e em praças, além de ser gratuita e você poder praticar a hora que quiser. Experimente!

Stand up paddle, surf
Tem um post aqui falando como é praticar stand up padlle, mas posso dizer que é uma experiência fantástica. Sup é um esporte incrível, que beneficia o corpo e a mente. Para o corpo, trabalha principalmente a força nos braços e equilíbrio nas pernas. Para a mente, a sensação de calma, paz e contato com a natureza. É uma atividade que se eu pudesse praticaria com frequência. Se você mora em uma cidade praiana precisa conhecer. O surf assim como o sup, também trás essa sensação de liberdade, contato com a natureza e desafio. Essas praticas são mais do que um esporte, elas são consideradas um estilo de vida. 




Power Jump
É aquela aula feita na cama elástica, com músicas super agitadas e pulos variando entre maior e menor intensidade. É bastante cansativa e exige bastante do corpo, então é ótima para quem quer gastar calorias e mandar embora todas as tensões.
Alongamento
Várias academias dão aulas exclusivamente de alongamento. Geralmente duram de 30 a 40 minutos e são extremamente relaxantes. Além de contar como exercício físico, traz outros benefícios à saúde: melhora a postura e a flexibilidade, diminui as dores corporais e aumenta a amplitude dos movimentos, ajudando a diminuir o risco de lesões musculares.
Caminhada
Essa não tem como inventar desculpas, dá pra fazer sozinho ou acompanhado, onde você preferir e no ritmo que quiser. É importante usar um tênis confortável e adequado aos pés, e prestar atenção à postura ao caminhar para evitar dores, é uma atividade simples que qualquer um pode começar a qualquer momento. Pra ficar melhor, coloque uma música que goste no fone de ouvido ou aproveite para refletir e pensar na vida e em seus sonhos enquanto caminha.
Natação, hidroginástica
Duas ótimas opções pra quem foge dos exercícios no calor porque não gosta de suar. Exercitar-se na água ajuda a gastar muitas calorias, desenvolve a resistência e a força muscular. As aulas de hidro são super animadas e divertidas e você sai delas muito mais relaxado do que cansado. Já para quem prefere fazer exercícios sozinho à natação é mais indicada para trabalhar a concentração e fazer uma atividade que exija mais dos músculos.

Insanity
O Insanity Workout é um programa de exercícios em vídeos, que você faz em casa e não precisa de aparelhos, utiliza apenas o seu peso corporal. Os treinos vêm em DVDs, on line e até em jogos como X Box, eles misturam exercícios aeróbicos, de força e de resistência. Ao contrário do que se pode pensar por ser feito em casa, os exercícios são muito intensos, gastam muitas calorias e tonificam o corpo. Pra quem não gosta de sair de casa para se exercitar, mas quer resultados de academia, é uma das melhores opções.
Zumba
Uma das maiores febres que chegou às academias há alguns anos e continua fazendo muito sucesso. As aulas misturam ginástica e dança com ritmos latinos e músicas internacionais, daquelas que quando tocam ninguém consegue ficar parado. A Zumba é uma aula muito divertida porque mistura vários tipos de passos e músicas diferentes. Se há uma palavra para definir a modalidade, com certeza é animação. Leia aqui a matéria da personal trainer JulianaCarvalho

Escalada
Pra quem gosta de atividades radicais e aventura, a escalada é uma ótima pedida. Dizem que é apaixonante e que vicia, quem faz uma vez e gosta não para nunca mais de escalar. A escalada oferece sensação de liberdade, desafia a força de todo o corpo e estimula a concentração e a disciplina. É um esporte que muda pra melhor o corpo e a mente de quem pratica. É muito importante eu seja feito com um profissional experiente, pois os cuidados com a segurança são fundamentais.



Circuito
Diferentes exercícios feitos em sequência, misturando aeróbicos e trabalho muscular. Por variar bastante e cada exercício durar pouco tempo, as aulas são bem dinâmicas (porém, bastante cansativas). É uma boa opção pra quem quer resultados de academia mas não gosta de puxar ferro. Em algumas academias, as aulas de circuito duram apenas 30 minutos, então também é ótimo pra quem não tem muito tempo.
Step
Uma das aulas de ginástica mais conhecidas. É feita com aquele banquinho baixo chamado “step”, subindo e descendo dele em movimentos de coreografia, de acordo com a música. É uma aula bastante intensa e que trabalha principalmente os membros inferiores, por isso, é muito procurada principalmente por mulheres.
Kangoo jumps
Ainda não muito conhecida e não tão fácil de encontrar nas academias, Kangoo Jumps é o nome da modalidade e também do calçado  diferente usado para praticá-la, ele é parecido com um patins, tem uma espécie de mola arredondada embaixo que amortece o movimento e facilita os pulos. A intenção é se movimentar pulando, e dá pra fazer tanto na academia como em parques ou em casa mesmo, basta ter um pouco de espaço.
Remo
Mais uma opção pra quem gosta de estar na água e ao ar livre e também de desfrutar de calma e tranquilidade. Pode ser praticado sozinho, em dupla ou grupo. Trabalha principalmente a parte superior do corpo, mas também é preciso força nas pernas, portanto, é um esporte completo, que aumenta o bem-estar tanto do corpo como da mente. Se na sua cidade existe essa possibilidade experimente.



Bike, Skate, Patins
Quem não gosta de andar de bicicleta? Além de ser divertido e relaxante, e você pode aproveitar para fazer exercícios sempre que precisar se locomover. Muita gente já aderiu à bicicleta no seu dia a dia, para ir ao trabalho, mercado e outros lugares, mas sabemos que nas grandes cidades isso nem sempre é possível, principalmente com filhos pequenos. Mas sair aos finais de semana para pedalar é muito bem vindo e a família toda pode ir junto.
Além da bike, o skate e quanto o patins são atividades divertidas que podem ser praticada na rua parques e praças. Se você nunca andou, experimente para ver se gosta. É comum ver casais andando de skate, patins e bikes nos finais de semana, assim como pais e filhos.



 Lutas – Taekwondo, Jiu Jitsu, Boxe, Capoerira
As lutas que atraiam homens antigamente é muito comum entre as mulheres há bastante tempo. Como já foi dito aqui pelo professorRodrigo Nader. Mas nem por isso deixou de ser praticada por homens, é comum ver crianças fazendo aulas de luta, e ao contrario do que muitos imaginam é excelente para manter a disciplina dos mais rebeldes.
Slackline
Continua sendo febre, seja na praia ou nos parques e praças da cidade, tem sem alguém se equilibrando e tentando andar em cima de uma fita amarrada normalmente entre duas árvores ou postes. Nunca tentei, mas credito que não é nada fácil conseguir ir do começo ao fim da fita sem cair. Mas vale a pena, pois a diversão está justamente em tentar e aprender a se equilibrar!
Existem muitas outras modalidades de esportes e danças que não foram citados aqui. Faça uma pesquisa e comece a se mexer!

                                                       Beijo Helô H

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