Sono e saúde.


Já sabemos que devemos dormir de 6 a 8 horas por dia e também que dormir é essencial para nos dar disposição para o dia seguinte, nos manter saudáveis e melhorar a qualidade de vida. 
É durante esse período que nosso corpo descansa, relaxa a musculatura, repõe as energias, fortalece o sistema imunológico, melhora a memória e libera hormônios importantes como a insulina, o hormônio do crescimento (GH), a leptina e a grelha que são hormônios relacionados a fome. 
Uma boa noite de sono, influencia nas funções do nosso corpo, como o controle da glicemia, a liberação de hormônios responsáveis pela saciedade e o controle de peso.
Quando dormimos pouco, nos sentimos mais irritadas e cansadas, a produção de insulina diminui e aumenta a de cortisol. Isso aumenta a fome e o consumo de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, nosso corpo entende que está com fome e que precisa de mais calorias. Rapidinho, ele começa a economizar e reduzir a queima de calorias e consequentemente aumentar o peso. Por isso preste atenção na duração e na qualidade de seu sono, ele pode ser um fator importante para o controle do seu peso.
Aqui tem algumas dicas que vão ajudar a ter uma boa noite de sono:
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
  • A noite, faça refeições leves. Alimentos como verduras, legumes e grãos e massas em pequena quantidade são uma boa opção. no caso de um lanche, prefira pães integrais com recheios mais leves e menos gordurosos.
  • Uma bebida quente como o leite morno ou um chá são ótimas opções. Evite bebidas estimulantes como café, álcool e refrigerantes.
  • A pratica de exercícios físicos ajudam na liberação de hormônios que regulam o sono.
  • Não leve trabalho para a cama.
  • Evite dormir logo após o jantar, faça um pequeno intervalo antes de dormir.
  • Um banho quente antes de deitar ajuda a relaxar.

Beijos 

Silvia P.

Comentários

Postagens mais visitadas