quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Controlar a diabetes com os alimentos certos

Consumir açúcar em excesso aumenta o risco de diabetes. Uma dieta equilibrada, rica em fibras e sempre ficar atento à quantidade de carboidratos dos alimentos para não ultrapassar a recomendação diária, pode ser uma estratégia para fugir da doença.

Quem tem diabetes, sabe que existe uma longa lista de alimentos que devem ser evitados, os ricos em açúcar, sódio e gordura saturada. Mas há também uma quantidade enorme de alimentos que devem ser adicionados à dieta para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Alimentos com altos índices glicêmicos não fazem parte da dieta do diabético pois aumentam a glicose no sangue elevando rapidamente os picos de insulina, hormônio que os diabéticos tem dificuldade de produzir, sem conseguir absorver a glicose, ela fica na corrente sanguínea podendo ocorrer complicações.


                           


Em uma dieta balanceada alguns alimentos podem trazer muitos benefícios para os portadores de diabetes. As amêndoas são consideradas gorduras boas, poliinsaturados e com grande quantidade de magnésio, que deve ser reposta em crises de glicose elevada.



                             

O abacate ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim, LDL e aumentar o bom, HDL. azeite, nozes, castanhas, assim como o abacate, também são gorduras monoinsaturadas e auxiliam na resistência à insulina.

   A linhaça evitas os picos de glicose e a produção de insulina nos diabéticos, devido a  sua concentração de fibras. Alimentos com fibras são importantes para diminuir a velocidade da absorção da glicose.







O Salmão é uma ótima fonte de ômega 3 e ácidos graxos, ajudam a reduzir a inflamação ligada à resistência à insulina. Além de proteger o coração já que os diabéticos ficam mais propensos às doenças cardíacas.
A Canela ajuda a melhorar controle de açúcar no sangue.
Biomassa de banana verde evita os picos de glicose no sangue que levam aos picos de insulina.




O chá verde contém polifenóis e antioxidantes que ajudam a regular a glicose no organismo, ajudando a evitar ou controlar a diabetes.

O vinagre de maçã melhora significativamente a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes ou resistência à insulina.




O aspargo pode ajudar no controle de glicose no sangue e melhorar a glicemia, aumentando a produção de insulina.
Aqui falei de alguns alimentos que ajudam a controlar a diabetes, mas sabemos que, a ajuda de um médico e um nutricionista é muito importante por se tratar de uma doença que atinge cada vez mais pessoas.
Ter uma alimentação equilibrada, realizar exames anuais e fazer atividades físicas é um bom começo para garantir a saúde. 


Silvia P. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...