sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pão caseiro



A palavra Pão segundo o dicionário é um alimento feito com farinha de trigo, amassada com água e fermento e assado ao forno, esse significado expressa a verdade, mas se usarmos a emoção para descrever a palavra pão acho que ficaria assim: É um alimento completo, maravilhoso ,aromático, irresistível, pode ser apreciado a qualquer hora do dia e deve ser consumido com qualquer acompanhamento, também é nutritivo e pode ter inúmeras variações.

                             

No dicionário informal a palavra companheiro do latim “cum panis”,significa aquele com quem dividimos o pão e que confiamos o suficiente para senta-lo em nossa mesa e dividir nossas ideias, vitórias, derrotas ou um simples pedaço de pão.
A história conta que o pão é consumido há mais doze mil anos e cada país tem seu costume e uma receita especial. No Brasil conhecemos quase todos os tipos de pães, isso porque temos a grande felicidade de ter recebido no passado muitos imigrantes das mais variadas regiões do mundo, italianos, árabes, franceses, japoneses, espanhóis e cada um com um jeito especial de fazer o pão de cada dia.
Existem muitas receitas para fazer pão em casa, fica aqui uma sugestão para o final de semana. Essa receita fica pronta em 30 minutos e é muito saudável.

Ingredientes:
- 3 ovos inteiros
- 1 copo de iogurte integral ou desnatado
- ½ xícara de chá de óleo de canola ou milho (pode colocar azeite se quiser)
- 1 ½ xícara de chá de farinha de arroz
- 1 colher de café de açúcar
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa de gergelim
- 1 colher de sopa de semente de girassol
- 1 colher de sopa de alecrim
- 1 colher de sopa de aveia


                                        

Preparo:

Numa tigela coloque todos os ingredientes úmidos e depois os secos, vá mexendo até formar uma massa parecida com um bolo, depois coloque numa assadeira comprida untada com manteiga e farinha de arroz. Leve para assar em forno médio preaquecido por 30 minutos.
Se quiser você pode criar a sua própria versão, trocar as sementes ou temperar mais a massa colocando azeitonas picadas, queijo ralado, presunto picadinho etc... É só usar a imaginação!


                                   

Hoje o pão industrializado ganhou as prateleiras dos supermercados e existem muitas opções, sem dúvida é bem mais prático de consumir, mas fazer o pão em casa é muito divertido e prazeroso, além do que o cheirinho é de enlouquecer qualquer pessoa!
Fazer o pão nos remete a infância, pois todo mundo tem uma avó ou uma tia que faziam pão em casa e era impossível comer só uma fatia. Eu tinha uma tia muito querida que fazia um pão maravilhoso, sempre que ficávamos na casa dela a mesa do café da manhã era especial, eu adorava!
Andréa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...