Dieta das proteínas, dieta da sopa, dieta dos pontos, da maçã, da água, do pão, da banana, do suco emagrecedor de limão. Dietas milagrosas estão em livros e revistas e para atingir o corpo perfeito pessoas fazem literalmente de tudo.
O problema é que vivemos numa época onde queremos ver os resultados na hora e sem fazer muito esforço e algumas dietas prometem a perda de peso, em pouquíssimo tempo.
Mas infelizmente, o resultado nem sempre é tão benéfico assim. Apesar da perda de peso ser aparentemente rápida, o metabolismo fica comprometido e causa prejuízo à saúde.
Já sabemos que qualquer dieta que restrinja por muito tempo, um grupo específico de alimentos, pode ser prejudicial à saúde. Os danos podem se estender por todo o organismo, cabelos, pele, unhas e até os órgãos internos podem ser prejudicados, levando a diminuição da disposição para as tarefas do dia a dia.
Outro problema acontece quando a dieta acaba. Voltamos a comer como antes e como o metabolismo está muito mais lento, o corpo gastando bem menos energia do que antes, a grande parte da energia que vem dos alimentos passa a ser estocada. O que acontece é que passamos a engordar tão rápido quanto emagrecemos. Aí o efeito sanfona, passa a assombrar quem faz algum tipo de dieta milagrosa.
Um corpo magro nem sempre é sinônimo de saúde! Antes de qualquer decisão, procurar um médico e um nutricionista é fundamental para tirar qualquer dúvida.
A reeducação alimentar junto com a prática de exercícios são a dupla perfeita.
Uma dieta mal feita pode levar a muitos perigos, nosso corpo merece todo o cuidado!
Silvia P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.