quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Banho de Ofurô para Bebês



O banho de ofurô ou de balde como é conhecido, foi desenvolvido em maternidades da Holanda em 1997, com a intenção de promover uma transição do útero para a nova realidade dos recém-nascidos.

Ele pode ser usado do nascimento até os seis meses de vida, ou até quando o bebê couber no balde, para higiene ou simplesmente para relaxamento. Ele transmite ao bebê as mesmas sensações do útero materno, uma vez que a água é morna e o ambiente apertado; e ele ficará na posição fetal com as pernas e braços encolhidos, submersos do pescoço para baixo fazendo eles relaxarem automaticamente e deixando assim o banho mais prazeroso.



O banho de ofurô pode ter duas funções como já foi citado: Se ele for dado para fazer a higiene do bebê, ele pode ser um banho mais rápido e tirar o bebê assim que ele ficar limpo; já se a intenção for um banho para deixá-lo mais calmo e relaxado esse pode ser um banho mais demorado. Os benefícios do banho de ofurô são muitos como; deixá-los mais calmos, alivia as cólicas e deixa o bebê a ter um sono mais profundo.

Os cuidados:

·         Deve colocar ¼ de água apenas no balde, pois quando o bebê senta a água sobe e não pode passar o liquido da altura do peito para não existir riscos de afogamento;

·         O balde deverá ser utilizado somente para dar banho e não para outros fins;

·          A pessoa que estiver dando o banho não deve deixar o bebê sozinho em nenhum momento;

·          A água deverá estar em torno de 36 e 37º  graus;

·         Deve ter muito cuidado onde coloca o balde para efetuar o banho, para não ocorrer quedas.

Como dar o banho

Nas primeiras semanas você pode envolver o bebê com uma toalha fralda e assim ele se sentira mais seguro e dando ainda mais uma sensação de aconchego; na hora de fazer a higiene vá retirando com calma a toalha e passando o sabonete.

Você segura o bebê pelas axilas e coloca ele sentado no fundo do balde com as perninhas cruzadas.

Nos primeiros meses você pode dar o banho sempre em duas pessoas para ter mais segurança, mas, com o passar dos meses o bebê fica mais durinho e você já consegue dar o banho sozinha.

Onde comprar o Ofurô:

 Hoje em qualquer loja que vende artigos para bebê você encontra; existem alguns modelos diferenciados. O meu eu comprei na Alô bebê e o modelo é da Burigotto.



Dicas:

Eu uso aqui em casa a banheira convencional para dar banho no período da manhã para fazer a higiene e à noite uso o banho de ofurô para ele relaxar, ele toma o banho, mama e dorme criando assim uma rotina. Apesar de ter apenas três meses ele mama em torno das 23:00 horas acordando somente no dia seguinte entre às 5:30 e 7:00 para mamar.

Eu recomendo essa experiência maravilhosa.

Um beijo

Drica Fonseca




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...