Curso de brigada de incêndio

Hoje o post do blog será sobre segurança!
Como todos devem ter visto no meu perfil, eu sou síndica de um condomínio e existem procedimentos importantes que todos os prédios residenciais e comerciais devem fazer. Aparentemente a maioria das pessoas não percebe a importância em participar da brigada de incêndio, muitas vezes acham que é chato e desnecessário e que nunca precisarão se preocupar com isso, infelizmente todos os dias o noticiário nos mostra uma realidade bem diferente. Saber manusear um extintor, direcionar as pessoas em caso de pânico, ajudar as unidades que possam ter moradores com mobilidade reduzida, essas são apenas algumas coisas, mas na verdade participar de um curso desses nos deixa alertas em relação a alguns problemas que todos nós algum dia podemos sofrer.



                              


A participação em cursos dessa natureza quase sempre para um síndico é frustrante, pois colocamos um aviso nos elevadores, ligamos para as unidades, pedimos o comparecimento de cada morador que encontramos pelo condomínio, mas infelizmente quase sempre ninguém participa.
No entanto ao contrário do que pode parecer o curso com duração de no máximo duas horas pode ser divertido e muito educativo, principalmente para as crianças, pois o bombeiro orienta e dá muitas dicas do que fazer quando percebemos algo errado, desde um vazamento de gás, até um incêndio propriamente dito, é importante que elas saibam o que fazer, pois muitas ficam sozinhas em casa.
As crianças não podem participar da brigada, pois tem que ser maior de idade para isso, mas no curso aprendem muito e ajudam pois adora fazer perguntas.
A brigada de incêndio precisa ser composta no mínimo por seis pessoas e cada uma tem uma função importante, pois na hora de um incêndio as pessoas costumam fazer coisas absurdas, como entrar no elevador, sair correndo desesperadas ou ficar paralisadas diante do medo, na verdade ninguém sabe qual reação pode ter e por isso o curso é tão importante. Saber agir diante de um problema é essencial. 


                             


Todo o condomínio precisa ter os equipamentos de combate a incêndio em perfeita validade e funcionamento, e é necessário ter pessoas que saibam usa-los em caso de urgência até a chegada do Corpo de Bombeiros.
O curso deve ser feito uma vez por ano como manda a lei. Antes era a prefeitura responsável pela fiscalização da realização da brigada, mas a partir de agora o corpo de bombeiros passou a realizar a fiscalização nos prédios. Sem a brigada de incêndio o condomínio não conseguirá ter o AVCB.
O AVCB (Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento necessário, pois prova que o prédio está em dia com a segurança e que foi vistoriado pelos bombeiros, o que nos tranquiliza, pois teremos a certeza de que estamos morando ou trabalhando num local seguro.
Cabe ao síndico ser responsável e verificar todas as datas e cursos obrigatórios para zelar pelos moradores e pelo bem material.
Agora algumas curiosidades importantes, você sabia que existe um tipo de extintor para cada tipo de fogo?
Não podemos apagar um inicio de incêndio em partes elétricas  com água, pois faremos o maior estrago e piorar a situação, devemos fazer uso do pó químico, ele irá garantir que a chama se apague. No caso de fogo em madeira, colchões, a água é recomendada. Nos casos de locais como centro de medições ou área de gerador o recomendado é o extintor com CO². Quando fazemos o curso aprendemos a usar todos corretamente e evitar maiores estragos.
Na hora do pânico não vamos ficar na frente do extintor tentando interpretar os símbolos, pois o fogo não espera.
Além do uso dos extintores o curso fala de todas as possibilidades que existem que podem levar a um incêndio, acreditem, os motivos podem ser os mais variados, deixar a chapinha em cima da cama e sair, deixar o ferro ligado, ligar vários aparelhos na mesma tomada, instalações elétricas mal feitas, tubulação de gás com vazamentos etc...
O mais importante em primeiro lugar é sempre chamar o corpo de bombeiros 193, os profissionais são treinados para agir em casos de emergência, nossa ação deve ser apenas inicial, nunca tente apagar um incêndio de grandes proporções, isso não vai funcionar.
Da próxima vez que seu síndico enviar uma carta de curso de brigada, aproveite e participe,  afinal conhecimento não ocupa espaço e dessa forma cuidamos da nossa segurança e de todos que estão perto de nós.

Fica a dica!

Andréa.

Comentários

Postagens mais visitadas