quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gratidão


Constantemente vemos pessoas pensando em como será o seu futuro, criando expectativas e sonhos naquilo que desejam conquistar. Muitos pensam nos bens materiais, nos bens que querem acumular, nas conquistas de felicidade e harmonia na vida. 
Pensar em nossas metas e objetivos requer estratégias e devem ser feitas de modo certo pois precisamos fazer isso sempre de forma neurologicamente correta. 
Se nos pedirem para fazer uma lista dos nossos sonhos, uma lista onde tudo é possível, colocaremos muitas coisas que sonhamos e desejamos, acreditando que seriamos mais felizes e realizados se conseguirmos alcançar todos os sonhos, um a um.
Mas você sabia que existe também uma necessidade de fazermos uma lista tão poderosa quanto a dos nossos sonhos? 
Essa lista não é sobre os sonhos, o que queremos conquistar, mas sim uma lista do que já conquistamos e realizamos, uma lista de gratidão. Uma lista muito importante de se fazer para que a nossa lista dos sonhos seja realizada.
Quando nossos sentimentos de gratidão chegam em nossos pensamentos, no nosso cérebro, ativamos o sistema de recompensa que fica localizado numa área chamada de “núcleo accumbens” que é o sistema responsável pela sensação de prazer e bem estar do nosso corpo. Esse sistema é a base neurológica da satisfação e da autoestima e a gratidão é responsável por estimular essa área.
Assim que o cérebro identifica que alguma coisa boa aconteceu, que alguma coisa deu certo, que fomos bem sucedidos ou ainda que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, liberamos dopamina, que ativa o “núcleo accubems” aumentando a sensação de prazer.
Por isso pessoas que manifestam e exercitam a gratidão, tem níveis muito mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo. 
Mas para a gratidão existir ela primeiro precisa ser construída pelo nosso pensamento, precisamos pensar nela, pensar em coisas que já conquistamos, coisas que já recebemos, das mais simples às grandes conquistas, coisas materiais ou relacionamentos importantes. 
Gerar sentimento de gratidão é escolhermos pensar e construir esse reconhecimento interno, independente da circunstância que estamos vivendo hoje.



Silvia P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...