sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Como fazer um bife acebolado

Olá!
Hoje vou iniciar uma série de receitas mega básicas, vou chamar de "O Trivial Essencial", isso porque existem pratos muito fáceis de fazer mas cada um tem seus segredinhos. Quando imaginei fazer isso logo pensei em adolescentes que moram sozinhos e que muitas vezes acabam se alimentando mal porque não sabem cozinhar. Infelizmente comer fora as vezes é a única saída, mais com um pouco de organização é possível montar um cardápio semanal diversificado e nutritivo.
A mente também precisa estar aberta para experimentar coisas novas, afinal o paladar se forma através das coisas que comemos, com isso podemos provar texturas diferentes reaproveitar algo que sobrou no dia anterior ou apenas ter o prazer de cozinhar para alguém e ser elogiado depois. Cozinhar é uma delícia e pode ser muito divertido e desafiador.
Hoje vou começar com um bife de carne de vaca, apesar de parecer básico, fritar um bife tem técnica sim! Vou sempre mostrar o passo a passo dessas receitas e dessa forma espero ajudar várias pessoas.
Pois, todo mundo pode cozinhar! 
 
 
 
 
 
Ingredientes:
 
- 5 bifes de file mignon cortados como medalhões (a quantidade é por sua conta, mas não exagere em colocar muitos bifes para fritar ao mesmo tempo, se preferir divida a fritura em duas vezes)
- sal à gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite
- 1 cebola cortada em tiras
- uma colher de sopa de molho shoyu
- 3 colheres de sopa de água
 
 
Preparo:
 
Aqueça bem a frigideira, nunca coloque a carne na panela fria, pois dessa forma ela não vai fritar e sim cozinhar pois soltará muita água.
Com a frigideira bem quente coloque um fio de azeite e em seguida os bifes temperados com o sal e a pimenta e espalhe, nunca aperte a carne quando ela estiver fritando,  nem mexa demais, queremos selar os bifes deixando dourar em ambos os lados. Depois retire os bifes no ponto da carne que você gostar e coloque mais um pouco de azeite na frigideira e frite as cebolas, quando estiverem querendo ficar transparentes mais ainda crocantes, jogue o shoyu e a água, adicione qualquer tempero que goste nesse momento, pode ser uma colher de sopa de vinagre, especiarias diversas etc...
Espere reduzir um pouco o molho, depois jogue por cima dos bifes e sirva quente, dessa forma a carne estará bem macia.
 
 
 
 
Viu só, é fácil!
Você também pode incrementar um pouco se colocar uma colher de sopa de maionese no molho ou creme de leite com champignon.
 
 
 
Boa sorte!
 
Andréa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...