segunda-feira, 16 de março de 2015

Organização ou arrumação?



Olá, pessoal!!

Vocês sabem me dizer, a diferença entre organizar e arrumar?
Muitas pessoas acham que essa é só uma questão de semântica, porque no fim é tudo a mesma coisa, coisa de gente chata. Não preciso nem dizer que não é nada disso, né?
Fundamentalmente, ao arrumar, deixamos as coisas bonitas. A preocupação é com nossos olhos, com o senso de estética e o bem-estar do ambiente. Já organizar vai muito além disso.

A diferença está no fato de que arrumar não requer nenhuma metodologia, ao passo que a organização não existe se não houver um método claramente definido. Vamos aos principais passos da organização:

1) Descarte: Essa etapa é sempre a primeira. Nela vamos separar o que ainda queremos ficar, itens que devem ir para o conserto, outros para doações e os itens que irão para o lixo. Para facilitar o descarte podemos colocar caixas com identificação para facilitar o trabalho.

Doação                                          Conserto                              Lixo


2) Categorização: Uma vez realizado o descarte, comece a separar os itens de cada grupo em pilhas. O critério deve levar em conta a natureza de cada item, por exemplo: Calças jeans, calças de moletom e assim por diante. Vocë deve fazer isso com todos os itens. Ao identificar por categoria cada item, chega a hora de pensar na melhor forma para organizá-los.

3) Planejamento: Agora que você já sabe tudo que você tem, é hora de se planejar. Pensar em como guardar cada item, se serão necessários produtos que podem facilitar na organização ou não. É hora de quantificar as peças e preparara uma lista de todas elas.

4) Limpeza: Não existe organização sem limpeza. Limpe o ambiente com um pano úmido e depois passe um pano seco antes de começar a guardar os objetos.

5) Implantação: Essa é a hora de começar a distribuir as coisas nos seus lugares, seguindo a categorização e o planejamento adotado em função das características dos itens.



6) Identificação: Devemos etiquetar as caixas, prateleiras e gavetas para que fique visível a metodologia adotada.

7) Manutenção: Essa é a chave do sucesso! Você deve manter o lugar organizado. Todos os itens devem voltar para o lugar original quando forem retirados.

8) Revisão: Avalie o resultado obtido e faça alguns ajustes na metodologia, especialmente se novos itens forem adquiridos.

Nas próximas postagens vou explicar como facilitar a organização utilizando alguns produtos que podem nos ajudar muito, além de explicar a importância da dobra correta das roupas.

Até lá.

Drica Fonseca





4 comentários:

  1. Respostas
    1. Que legal que você gostou! Vou postar em breve mais matérias sobre organização!
      Um beijo

      Excluir
    2. Que legal que você gostou! Vou postar em breve mais matérias sobre organização!
      Um beijo

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...