domingo, 7 de junho de 2015

O que é A.E.E ? ( Atendimento Educacional Especializado). -Por Ana Maria Dias de Souza

Dentro do que preconiza a Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva, é absolutamente necessário que a escola comum tenha como certo que o ensino é para todos, e que a educação inclusiva é exigente e implica em uma organização pedagógica. Daí a importância dos profissionais com conhecimentos específicos para o AEE na escola.
O AEE (Atendimento Educacional Especializado), é um serviço da educação especial desenvolvido dentro da rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos para eliminar as barreiras e oferecer a plena participação dos alunos que apresentam necessidades específicas, pois visa a complementação para a formação do aluno com autonomia e independência dentro e fora da escola.
O AEE é realizado no contra turno ao da classe comum, de preferência na própria escola, podendo ainda ser em escola próxima que tenha este atendimento, no caso de não haver em sua própria escola, e é feita em uma sala de recursos multifuncionais.
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum. Embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula, o mesmo deve ser considerado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola em que ele ocorre. 
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido pelo Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, é gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e deve ser oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.


Ana Maria Dias de Souza, pós graduada em psicopedagogia pela faculdade Apogeu, interprete em libras e professora de AEE na rede municipal de Anápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...