Importante para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes, o cálcio é fundamental para o crescimento, atua na coagulação do sangue, na contração e relaxamento dos músculos, na transmissão de impulsos nervosos e ainda tem atuação no ritmo cardíaco.
Tanto a falta como o excesso causam problemas graves, como a osteoporose, causada pela falta de cálcio e o cálculo renal, causado pelo excesso.
Com tantas funções, esse mineral é indispensável na alimentação diária. Deve ser ingerido em quantidades adequadas, especialmente na infância, pois é nesta fase que criamos as reservas de cálcio no organismo para o resto da vida.
Existem vários alimentos que suprem a necessidade diária de cálcio, que é diferente para cada faixa etária. Produtos derivados do leite possuem grande quantidade deste mineral e são de mais fácil absorção por causa da lactose e da vitamina D. Verduras verde escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, marisco, queijo de soja (tofu), nozes e ovos também possuem altos teores de cálcio podem ser incluídos no cardápio.
Além de alimentos que contém cálcio, é preciso consumir alimentos que aumentem a sua absorção no organismo. A presença da vitamina D (obtida principalmente pela luz solar) ajuda o processo de absorção e fixação do cálcio no organismo. Outra maneira de ajudar na fixação do cálcio nos ossos é a pratica de atividades físicas aeróbicas como caminhada, corrida, etc.
O consumo em excesso de carnes vermelhas e brancas estimula a eliminação de cálcio pela urina. A cafeína e o ferro contribuem para a retirada de cálcio dos ossos.
Temos sempre que investir numa alimentação equilibrada para mantermos nossa saúde em dia.
Silvia P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.