Cálcio

Importante para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes, o cálcio é fundamental para o crescimento, atua na coagulação do sangue, na contração e relaxamento dos músculos, na transmissão de impulsos nervosos e ainda tem atuação no ritmo cardíaco. 
Tanto a falta como o excesso causam problemas graves, como a osteoporose, causada pela falta de cálcio e o cálculo renal, causado pelo excesso.
Com tantas funções, esse mineral é indispensável na alimentação diária. Deve ser ingerido em quantidades adequadas, especialmente na infância, pois é nesta fase que criamos as reservas de cálcio no organismo para o resto da vida.
Existem vários alimentos que suprem a necessidade diária de cálcio, que é diferente para cada faixa etária. Produtos derivados do leite possuem grande quantidade deste mineral e são de mais fácil absorção por causa da lactose e da vitamina D. Verduras verde escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, marisco, queijo de soja (tofu), nozes e ovos também possuem altos teores de cálcio podem ser incluídos no cardápio.
Além de alimentos que contém cálcio, é preciso consumir alimentos que aumentem a sua absorção no organismo. A presença da vitamina D (obtida principalmente pela luz solar) ajuda o processo de absorção e fixação do cálcio no organismo. Outra maneira de ajudar na fixação do cálcio nos ossos é a pratica de atividades físicas aeróbicas como caminhada, corrida, etc.
Assim como existem alimentos que ajudam na absorção do cálcio, existem os que prejudicam essa absorção. Presente no espinafre, na beterraba, na acelga e no feijão, os oxalatos e fitatos prejudicam a capacidade do nosso organismo absorver o mineral. Uma alimentação rica em cálcio, o mais variada possível, é muito importante. 
O consumo em excesso de carnes vermelhas e brancas estimula a eliminação de cálcio pela urina. A cafeína e o ferro contribuem para a retirada de cálcio dos ossos. 

Temos sempre que investir numa alimentação equilibrada para mantermos nossa saúde em dia.


Silvia P.


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